28 Maio 2018      10:38

Está aqui

Elvas organiza visitas especiais ao "monumental" Forte da Graça

O município de Elvas está a preparar uma visita especial ao Forte da Graça, a 2 de junho, com duas sessões, a primeira pelas 10 horas e a segunda às 15 horas.
 
Também conhecido por Forte Conde de Lippe, que propôs a sua construção, o forte foi erigido para defender Elvas e poupá-la de perdas como as que ocorreram em Elvas entre 1658 e 1659, com o cerco espanhol e, mais tarde, durante a guerra dos Sete Anos. Solução que se tornou evidente durante a Guerra das Laranjas, em 1801 e na Guerra Peninsular, em 1811, sem que a cidade tenha sido tomada pelos invasores.
 
Já na modernidade o forte foi usado como prisão militar e, em 2014, aquando as as obras de recuperação, o Forte encontrava-se muito perto da ruína. Um ano depois e após um investimento de mais de 6 milhões de euros, o Forte reabriu as portas ao público como museu militar.
 
Nesta visita especial, os participantes vão ter oportunidade de conhecer espaços habitualmente encerrados ao público, como a cisterna e as contraminas, além de contar com explicação histórica sobre este monumento classificado como Património Mundial, desde junho de 2012.
 
Esta iniciativa tem inscrições limitadas sendo que os interessados devem inscrever-se pelo email forte.graca@cm-elvas.pt.
CAPTCHA
Image CAPTCHA
Escreva o caracteres que vê na imagem do lado direito.