25 Outubro 2024      10:24

Está aqui

Eduardo Palaio conquista Prémio de Conto Manuel da Fonseca pela 2.ª vez

A Câmara Municipal de Santiago do Cacém atribuiu, no passado sábado, o Prémio de Conto Manuel da Fonseca 2024 a Eduardo Palaio, pseudónimo Joachim Guerra, pela obra “Contos do Senhor Tomás da Graça (dez contos e três intervalos)”.

Em comunicado, a autarquia explica que esta é a segunda vez que Eduardo Palaio conquista este prémio, tendo a primeira vez sido em 2010 com a obra “Caixa Baixa”.

Na cerimónia de entrega do prémio, o escritor Eduardo Palaio manifestou o seu “enorme prazer” por estar em Santiago do Cacém e receber este prémio, e também “porque tive a oportunidade de conviver com Manuel da Fonseca durante alguns anos”.

De acordo com o município, o autor tem várias obras publicadas e premiadas, sendo considerado neorrealista.

“Não fico nada incomodado por ser incluído no estilo e na forma do neorrealismo, embora não me reveja nele, não o considero depreciativo desde logo por ter escritores como Manuel da Fonseca, multifacetado no conto, romance, crónica e poesia, e porque aprendi muito com eles, principalmente o seu ato de resistência e de postura”, revelou o escritor.

O júri decidiu, ainda, por unanimidade, atribuir duas Menções Honrosas: a primeira, ao original “Contos psicoterapêuticos”, da autoria de Margarida Sofia Gerardo de Freitas de Azevedo, apresentado ao concurso sob o pseudónimo Valquíria; e a segunda à coletânea de contos “Brincadeiras de gente crescida”, da autoria de Luís António Couto Coelho, assinada com o pseudónimo Duílio Mendes.

O Prémio de Conto Manuel da Fonseca, criado pelo Município de Santiago do Cacém, “presta homenagem ao grande escritor santiaguense, figura incontornável da literatura portuguesa, e à sua obra, sobretudo através da forma narrativa do conto, em que revelou toda a sua excelência”, destaca a mesma fonte.

O primeiro prémio do concurso recebe um valor pecuniário de quatro mil euros e a obra será editada pela Câmara Municipal de Santiago do Cacém.