7 Julho 2018      19:14

Está aqui

Roteiro EDP de Street Art no Alentejo

Gosta de “street art”? Então prepare-se. É que a EDP preparou um roteiro para que possa ter “férias com arte” e passa pelo Alentejo.

No total, foram 35 os artistas que participaram neste roteiro dinamizado pela Fundação EDP e que criaram cerca de 80 as obras de arte pública que pode visitar este verão, de norte a sul do país.

Há um mapa feito de um conjunto de intervenções artísticas em espaços públicos de pequenas localidades em diversas regiões do país.

No Alentejo, em Campo Maior, Ouguela e Degolados, a arte esteve a cargo de André Clérigo, André Calado aka NADA e Luis Silveirinha.

Nomes como os de Jorge Pereira, Xana e Mariana A Miserável; Manuel João Vieira, Samina, João Seguro, Vhils, o coletivo FAHR, Gonçalo Mar, Draw, entre outros, participaram na instalações no resto do país.

Esta iniciativa foi criada em 2015, e o programa Arte Pública Fundação EDP promove a arte é instrumento de inclusão social.

Atua em territórios de baixa densidade populacional e visa o acesso à arte e o envolvimento da população em novas experiências culturais ao estimular o desenvolvimento local através da realização de obras de arte pública em meios rurais.  Para levar este trabalho a todos os portugueses, a Fundação EDP desenvolveu roteiros turísticos que promovem as localidades através das obras de arte criadas em espaço público com a inclusão de mapas locais e indicação de cada intervenção artística.

Os guias e os mapas, com as coordenadas GPS das obras, editados pela Fundação EDP, dão a conhecer a viagem por cada um desses roteiros e estão disponíveis gratuitamente em vários pontos públicos em cada localidade e para download em www.fundacaoedp.pt/artepublica .

 

Siga o Tribuna Alentejo no  e no . Junte-se ao Fórum Tribuna Alentejo e saiba tudo em primeira mão.