19 Maio 2023      10:33

Está aqui

Economia do cavalo é tema de fórum internacional em Alter do Chão

O Horse Economic Forum, uma iniciativa que pretende discutir a economia do cavalo, começa hoje, sexta-feira (19) e prolonga-se até amanhã, sábado (20), no Cineteatro Municipal de Alter do Chão.

Este fórum internacional, promovido pela Câmara Municipal de Alter do Chão, vai contar com a participação de diversos especialistas e ‘stakeholders’ nacionais e internacionais ligados ao mundo equestre, noticia a agência Lusa.

Para além de debates e palestras, esta iniciativa inclui também a apresentação de um estudo acerca do impacto económico do setor do cavalo em Portugal e na União Europeia.

O presidente da Câmara Municipal de Alter do Chão, Francisco Miranda, refere, citado em comunicado enviado à Lusa, que esta iniciativa tem como objetivo dar origem a “um movimento de colaboração” entre os intervenientes e interessados no setor do cavalo, pretendendo também “chamar a atenção” para o potencial que ainda está por descobrir nesta área, a nível económico, turístico e cultural.

Uma das razões que levou a organização a promover este evento prende-se com o facto de ser neste concelho que está sediada a Coudelaria de Alter do Chão, fundada por D. João V, em 1748, que se dedica ao desenvolvimento de trabalhos de seleção e melhoramento de cavalos Lusitanos. 

A coudelaria conta com a gestão da Companhia das Lezírias e tem uma unidade clínica que dispõe de todos os meios necessários para acompanhar e tratar os animais. Nas suas instalações, encontram-se ainda outras valências, como o Laboratório de Genética Molecular.

Está também prevista neste fórum a apresentação dos resultados e dos vencedores do Horse Business Ideias, o primeiro concurso de ideias de negócio direcionado para a economia do cavalo e que procura atrair para Alter do Chão mais projetos ligados a este setor.

O autarca destaca ainda que o Horse Business Ideas pretende “inspirar” o empreendedorismo e “identificar” jovens que tenham capacidades inovadoras e novas ideias de negócios, que possam desenvolver um plano de negócios no ecossistema equino.

 

Fotografia de visitalentejo.pt