1 Fevereiro 2022      10:24

Está aqui

Eborense José Cabeça estreia-se nos Jogos Olímpicos de Inverno

O alentejano José Cabeça estreia-se nos Jogos Olímpicos de Inverno, que ocorrem de 4 a 20 de fevereiro, em Esqui de Fundo.

De acordo com o portal Sapo 24, a ele juntam-se Vanina Oliveira e Ricardo Brancal, em Esqui Alpino, os únicos atletas da Equipa Portugal. Três treinadores, um fisioterapeuta e um oficial de Ligação Covid integram a comitiva portuguesa que viaja hoje para Pequim na abertura do Ano Novo Chinês.

“Sou alentejano. A última vez que nevou em Évora foi em 2004. E foi pouco”, brinca José Cabeça, que aos 25 anos se estreia nos Jogos Olímpicos de Inverno.

Pequim, capital da China, é o local para onde parte hoje junto da comitiva portuguesa composta por Vanina Guerrilot de Oliveira, atleta lusodescendente de 19 anos e Ricardo Brancal, 25 anos, também eles novatos nas competições dos oito anéis.

Para José Cabeça, triatleta e praticante de esqui de fundo, tudo é uma novidade. “Até 2020 nunca tinha feito esqui e fui procurar informações”, revelou aos jornalistas presentes no auditório da sede do Comité Olímpico de Portugal (COP), em Lisboa, numa conferência de imprensa de apresentação da Equipa Portugal.

“Sou tão novo que tenho quatro provas internacionais de neve”, revelou antes de partir para a XXIV edição dos Jogos Olímpicos de Inverno.

A treinar na Noruega nos últimos dois meses (orientado por Ragnar Bragvin Andresen) trilhou um caminho “até lá sozinho”, confidenciou. “Tenho menos de cinco meses de neve na minha vida”, assumiu. “Se pudesse ganhar, ganhava mas não é só querer”, disse. José Cabeça aponta “fazer o meio da tabela e para os próximos jogos será diferente” .

O atleta alentejano sonha com os Jogos Olímpicos “desde os seis anos” e viu a porta olímpica abrir-se nos desportos de inverno, enquanto reconhecendo ser difícil fazê-lo no triatlo, modalidade na qual se estreou aos 17 anos. “Não conseguia chegar a este nível”, assumiu.

Recorde-se que a competição decorre entre os dias 4 e 20 de fevereiro em Yanqing, Zhagjiakou e na capital da República Popular da China. 14 anos depois de Pequim sediar os Jogos Olímpicos de 2008, torna-se na primeira cidade a organizar uma edição de Verão e outra de Inverno.

Os três atletas nacionais são estreantes na competição que reunirá cerca de 3000 atletas, em mais de 100 provas espalhadas por 15 disciplinas olímpicas.

A novidade na Equipa Portugal será um Oficial de Ligação Covid, Pedro Flávio, responsável pela parte logística que a pandemia exige. Viajam também os treinadores Yannick Guerillot (Vanina), Sérgio Figueiredo (Brancal) e Ragnar Bragvin Andresen (Cabeça) e o fisioterapeuta, Tiago Rosa.

 

Fotografia de rtp.pt