Este ano, o festival EA Live Évora vai contar, pela primeira vez, com mais um dia de duração, passando para seis dias de concertos, com a dupla Calema a juntar-se ao cartaz, em julho, anunciou a organização.
O certame, que estava previsto para os dias 10, 11, 12, 18 e 19 de julho, vai agora contar também com o dia 17 de julho, revelou a Adega Cartuxa, produtora vitivinícola propriedade da Fundação Eugénio de Almeida (FEA).
“O festival EA Live continua a crescer e, na edição de 2025, terá, pela primeira vez, seis datas de concertos”, que “trarão a Évora, à Quinta do Valbom, todos os amantes da boa música em português”, afirmou a entidade promotora, em comunicado, citado pela agência Lusa.
De acordo com o cartaz, Matias Damásio vai subir ao palco no primeiro dia, a 10 de julho, para um espetáculo que celebra as duas décadas de carreira deste artista.
No dia seguinte, vai ser a vez da fadista Sara Correia, que promete “proporcionar uma noite de celebração do Fado, sempre tingido por muitas cores distintas e texturas que resultam de influências de outros géneros musicais”, revelou a organização.
O projeto Amália Hoje, composto por Sónia Tavares (voz), Nuno Gonçalves (sintetizadores, voz e programações), Fernando Ribeiro (voz) e Paulo Praça (voz e guitarra acústica), é a proposta da organização para o dia 12 de julho.
A ‘novidade’ da data extra, a 17 de julho, vai apresentar na Quinta de Valbom os irmãos Fradique e António Ferreira, conhecidos como Calema, um “dos maiores fenómenos musicais de Portugal na atualidade”.
Nesta data, de acordo com a Adega Cartuxa, o festival “vai sofrer uma alteração face à sua habitual configuração. Todas as cadeiras desaparecerão, dando lugar a uma plateia em pé, para uma noite de dança e alegria sem limites”.
O compositor e intérprete Jorge Palma atua a 18 de julho, num espetáculo que conta com a sua banda habitual, mas também com os convidados Gabriel Gomes (acordeão) e Francisco Palma (guitarra acústica).
O último dia deste certame, 19 de julho, fica marcado pela atuação da banda Delfins, formada por Miguel Ângelo (voz), Fernando Cunha (guitarra e voz), Dora Fidalgo (voz), Luís Sampaio (teclados), Rui Fadigas (baixo) e Jorge Quadros (bateria).
Na edição deste ano, mantém-se ainda a EA Live Party, que tem início sempre após os concertos dos cabeças-de-cartaz, estando previstas as atuações dos DJ Pedro Casanova, no dia 10, Deelight, no dia 11, Pedro Diaz, no dia 12, Wilson Honrado, no dia 17, Rob Willow, no dia 18, e Nelson Lisboa, no dia 19.
O festival realiza-se, como habitualmente, na adega da FEA, na Quinta de Valbom, nos arredores de Évora, onde se localiza o seu enoturismo.
Fotografia de radioaltominho.pt