24 Dezembro 2016      09:34

Está aqui

E OS MAIS PRODUTIVOS EM PORTUGAL SÃO…. OS ALENTEJANOS

São décadas em que se criou todo um imaginário e reportório anedótico sobre os alentejanos e a sua baixa produtividade, ou melhor, alegada preguiça.

No entanto, estudo recente do INE - Instituto Nacional de Estatística, revela agora que os alentejanos são os mais produtivos em Portugal.

O grande impulsionador deste facto é o Alentejo Litoral – a região portuguesa com maior produtividade – e para muito contribui o desenvolvimento do complexo portuário de Sines e, em especial, da refinaria.

Os alentejanos do litoral ultrapassaram assim a região de Lisboa no toca à produtividade, num índice que se mede através da relação entre o produto interno bruto (PIB) e o emprego, e onde o Alentejo Litoral apresenta um índice de produtividade de 126,9%, (pouco) acima da Área Metropolitana de Lisboa (126,8%).

O Baixo Alentejo é terceiro no ranking nacional da produtividade com 109,5% enquanto que o norte alentejano e o Alentejo Central se situam a meio da tabela com 92,3% (na mediana nacional) e 91%, respetivamente. No total de todo o Alentejo, a produtividade é de 102%. O Douro tem o valor mais baixo com 61,3%.

Quanto ao PIB per capita – mede a produção dividida pelo número de residentes de uma área delimitada – é Lisboa quem está no primeiro lugar, no entanto, o Alentejo Litoral segue logo em segundo lugar.

No conjunto dos dados apresentados, esta semana, pelo INE, é visível a diminuição das assimetrias nacionais no que toca quer ao PIB per capita, quer à produtividade, reforçando a coesão regional do país. 

Imagem de lisboabadajozembicicleta.blogspot.pt

CAPTCHA
Image CAPTCHA
Escreva o caracteres que vê na imagem do lado direito.