14 Setembro 2019      13:54

Está aqui

E é ou não é?

É! Talvez seja, mas se não for, também existe a hipótese de que seria.... eventualmente, dependendo do empenho dos especialistas e dos estudantes. Vários estudos patrocinados por várias entidades tentaram verificar se era ou não era e onde colocar o indivíduo que se chamava Eduardo, mas por razões de privacidade chamar-lhe-emos indivíduo E.

Afinal, o que se pretende saber sobre E? Vou revelar-vos, não querendo estragar a surpresa do resto do texto. A explicação foca-se na incapacidade de chegar a um esclarecimento cabal da incapacidade e E. Ora, esta pessoa tinha uma grave problema na fala e na escrita. Todos queriam perceber, além do que dizia, qual era a definição científica do seu problema. O indivíduo E não conseguia nem pronunciar nem escrever a letra E. Era como se no alfabeto todo, essa vogal tivesse deixado de existir. Imagine a ler um texto desta mesma pessoa e imagine-se a ouvi-la e contar a história que lhe aconteceu. Eu ouvi em primeira mão, não que fosse um especialista mas estudava línguas e interessava-me assaz por linguística. Contar-vos-ei então, dar-vos-ei a transcrição conforme a ouvi e depois recebi:

  • como se chama? E qual é a história que nos quer contar?

 

  • U chamo-m Duardo, sou cidadão portugus. Vivo no alntjo. No baixo. Há muito tmpo qu ando a sntir-m squisito. Falo, falo mas ningum ntnd o qu digo. Stava outro dia m casa, a minha mulhr stava na cozinha a fazr o jantar u sntado na cadira, à msa. Nisto, ouço gritar Duardo, Duardo, fge, fge, corr, corr. Uns homns stão a caminho com fogo para quimar a casa.
  • E o que fez?
  • U cá agarri numa spingarda corri para a janla, comci a gritar. Vm mais um passo e spto-t um balázio. Nisto atiri pro ar. As balas comçaram a soar. A minha mulhr agarrou num frasco de Dum Dum comçou a mandar lá para fora, a vr s aquilo fugia. Ram uns ladros qu quriam assaltar a casa, lvar o dinhiro, as mlancias, os tomats, as cbolas, os quijos. Nisto nchi-m d coragm corri por ali fora gritando: U Sou Duardo Stvão sm mdo, mato todo o ladrão! Hoj hoj, mlhor fugir qu tnho uma spingarda...
  • E eles fugiram?
  • Sim, claro!
  • E depois?
  • Dpois? Commos as rvilhas scalfadas com ovos linguiça.
CAPTCHA
Image CAPTCHA
Escreva o caracteres que vê na imagem do lado direito.