Duas aeronaves que participavam ontem no festival Beja AirShow na Base Aérea N.º 11, colidiram e despenharam-se, causando um morto e um ferido.
Em comunicado citado pela Lusa, a Força Aérea indicou que o acidente ocorreu às 16:05, durante uma demonstração aérea da patrulha ibérica Yakstars, constituída por pilotos de nacionalidade portuguesa e espanhola.
Segundo este ramo das Forças Armadas, o evento foi imediatamente interrompido devido ao acidente.
A Yakstars, de acordo com a página de Internet da Força Aérea, é uma equipa de exibição acrobática, a primeira da história da aviação ibérica militar e civil, composta por pilotos de ambos os países.
O ministro da Defesa Nacional anunciou, entretanto, que será aberta “uma averiguação” por duas entidades ao “acidente trágico”.
“A informação que tenho do Chefe do Estado Maior da Força Aérea é precisamente no sentido de que haverá uma averiguação a este acidente para se perceber a razão e apurar todas as responsabilidades”, disse Nuno Melo.
De acordo com fonte da Unidade Local da Saúde do Baixo Alentejo (ULSBA), o piloto que sofreu ferimentos ligeiros teve alta hospitalar do Hospital José Joaquim Fernandes, por volta das 21:30, para onde tinha sido transportado para observação médica.
Fotografia de correioalentejo.com