10 Outubro 2020      09:54

Está aqui

Drones fabricados no Alentejo patrulham as costas de França

Drones fabricados pela Tekever no centro de Negócios e Indústria Aeronáutica/ AeroEspacial, do Aeródromo Municipal de Ponte de Sor, os AR5, tem sido os drones utilizados em várias missões de patrulhamento e vigilância em vários países das União Europeia, como é o caso da França, onde a sul, em Istres, têm patrulhado a costa mediterrânica.

Os AR5 são drones com cerca de oito metros de envergadura e 20 horas de autonomia, e realizam esta missão ao abrigo de um acordo firmado com a Agência Europeia da Segurança Marítima (EMSA). Utilizados por diversas autoridades e entidades francesas, estes drones têm sido usados para um maior controlo do tráfico humano, apoio às pescas ou deteção de descargas poluentes.

Estes drones com ADN alentejano já realizaram missões semelhantes em Portugal, Espanha, Reino Unido e Itália, onde estão a ser usados em simultâneo com a missão em terras gaulesas.

Os drones da Tekever têm podem voar de dia e de noite, de forma robotizada, com o apoio de comunicações de satélite. A velocidade de cruzeiro está fixada nos 100 quilómetros por hora (Km/h) e pode voar até aos 5000 metros de altitude.

A fabrica de Ponte de Sor foi inaugurada em 2017 e correspondeu a um investimento de dezenas de milhões de euros.

 

Imagem de aeroexpo.online/pt