Em mais uma edição do mais lendário rally mundial, o Dakar, o Alentejo estará representado com dois navegadores portalegrenses: Filipe Serra e Filipe Palmeiro, que se juntam a mais um contingente nacional de 13 portugueses em prova.
A prova terá início amanhã, dia 3 e termina a 15 de janeiro, decorrendo, em exclusivo, na Arábia Saudita, com início e fim em Jeddah, numa prova que tem tanto de beleza a nível de paisagens como de dureza.
Nos SSV, num CAN AM, Filipe Serra (Navegador Campeão Nacional de TT de 2016) será navegador de Rui Carneiro (vencedor do Road to Dakar), pela equipa francesa MMP Competition.
Em entrevista ao Tribuna Alentejo, o portalegrense disse que “No prólogo de hoje eram só 11km e não quisermos arriscar muito, uma vez que a prova ainda está no início, e ainda há muitos quilómetros para percorrer. Ainda assim, conseguimos 9º da geral e 5º na categoria T3 e temos expetativas muito boas para esta edição, apesar de sermos os dois estreantes na prova”.
O outro alentejano, Filipe Palmeiro, nos automóveis, será navegador do lituano Benediktas Vanagas, ao volante de um Toyota.
Nos SSV, além da dupla Rui Miguel Carneiro/ Filipe Serra, participam Lourenço Rosa/Joaquim Dias num Can-Am da equipa South Racing.
Nas motos, Rui Gonçalves será piloto oficial da equipa Sherco e Joaquim Rodrigues e o luso-germânico Sebastian Bühler são pilotos oficiais da Hero. Alexandre Azinhais, em KTM, completa o contingente das motos. Sem competir e em funções de gestão da Honda estarão Ruben Faria e Hélder Rodrigues.
Ricardo Porém, atual campeão nacional de TT, é o único piloto português em automóvel e Jorge Monteiro será o seu navegador na equipa oficial da Borgward.
Paulo Fiúza será navegador de Vaidotas Zala (Agrorodeo) e José Marques, de Gintas Petrus (Optimus/Petrus Kombucha Team).
O único piloto português nos camiões é José Martins, em Iveco, mas nesta categoria estarão ainda Nuno Fojo (Man) como copiloto do espanhol Alberto Herrero e Armando Loureiro.
Imagem TA