19 Fevereiro 2025      10:58

Está aqui

Documentário “Villa dos Centauros” nomeado em festivais internacionais

O documentário “A Villa dos Centauros”, que retrata a descoberta do mosaico encontrado no Porto da Lama, em Santa Catarina, no concelho de Alcácer do Sal, recebeu novas nomeações internacionais, e um convite que irá projetar a divulgação da história de Alcácer do Sal.

Em comunicado, a Câmara Municipal de Alcácer do Sal refere que o filme será apresentado já no próximo dia 28 de fevereiro, no Ogeechee International History Film Festival; de 5 a 8 de março, no Festival Internazionale del Cinema di Archeologia Arte Ambiente Florença, em Itália; e de 14 a 18 de maio, no The Archaeology Channel International Film Festival em Oregon, nos Estados Unidos da América.

A mesma fonte recorda ainda que o documentário foi nomeado para o Barcelona Indie Awards este mês, tendo ainda sido premiado como “Melhor Filme Histórico” no Indo Dubai Internacional Film Festival.

Além disso, o filme foi igualmente selecionado para ser exibido em Video on demand (VOD) em várias estações de televisão por cabo nos EUA e na Europa, bem como no website do The Archaeology Channel, canal de divulgação de arqueologia baseado nos Estados Unidos da América.

“A Villa dos Centauros” foi realizado por Raul Losada no decorrer dos trabalhos arqueológicos no sítio de Porto da Lama, onde foram descobertos os três painéis de mosaicos romanos únicos, obras de arte da cultura romana em Portugal, sendo os primeiros a ser escavados no concelho de Alcácer do Sal.

O documentário, com a duração de 25 minutos, narrado por Zé Valdeira e recriação arqueológica 3D de César Figueiredo, conta com os depoimentos de Margarida Figueiredo, arqueóloga e antropóloga responsável pela escavação do sítio arqueológico, Marisol Ferreira, arqueóloga do município de Alcácer do Sal, Ana Patrícia Magalhães, arqueóloga que estuda a presença romana no Baixo Sado e Cátia Mourão, Historiadora de Arte e especialista em mosaico romano. 

 

Fotografia de cm-alcacerdosal.pt