27 Maio 2021      10:27

Está aqui

Direção Regional de Cultura quer salvaguardar Património Azulejar do Alentejo

A Direção Regional de Cultura do Alentejo (DRCAlentejo) revelou, em comunicado, que se encontra “a preparar” um conjunto de “iniciativas que visam a valorização e proteção do Património Azulejar do Alentejo”, avança a Rádio Pax.

Segundo o mesmo documento, as ações irão incidir, designadamente, no “Património Azulejar que integra o acervo do Museu Rainha Dona Leonor, em Beja – conjunto de azulejaria hispano-mourisca do século XV (sala do Capítulo)”.

A DRCAlentejo adianta ainda que a decisão surgiu no âmbito do congresso virtual “Azulejo: Património em Risco?”, que “pretendeu promover a discussão em torno da salvaguarda deste património e da eficácia dos mecanismos existentes para a sua proteção”.

As preocupações abordadas no evento “motivaram a abertura do processo de classificação de vários conjuntos de azulejos como Bens de Interesse Nacional, pela Direção-Geral do Património Cultural”, lê-se na nota de imprensa.

Além de integrar a comissão científica do congresso, com a participação da Técnica Superior Deolinda Tavares, a DRCAlentejo apresentou o projeto que se encontra a desenvolver: TILES – Transporte, Inventariação, Limpeza e Salvaguarda do Património Azulejar, pertencente à DRCAlentejo, a cargo das Técnicas Superiores Ângela Barrigó e Maria Oliveira.

O TILES integra o plano de atividades do Projeto Magalhães_ICC / INTERREG V-A Espanha-Portugal 2014-2020 (POCTEP).

 

Fotografia de patrimoniocultural.gov.pt