A quarta edição dos Diálogos em Marvão realiza-se a 9 de maio, sob o tema “O Tempo das Mulheres”, promovendo uma reflexão profunda sobre o papel feminino na sociedade e na história. O encontro presta homenagem à pensadora política Hannah Arendt, assinalando os 50 anos da sua morte, e inspira-se na sua obra inacabada The Life of the Mind para abordar temas atuais como arte, filosofia, política, gestão e representações sociais.
O evento decorre na Quinta dos Olhos d’Água, junto às ruínas da cidade romana de Ammaia, no concelho de Marvão, reunindo seis conferencistas de diversas áreas. O seminário aposta na descentralização cultural e na valorização do pensamento crítico em territórios fora dos grandes centros urbanos, proporcionando um espaço de debate e partilha de ideias. A entrada é gratuita.
Ao longo do dia, nomes como Aura Miguel, Susana Peralta, Ana Rita Baltazar e Gilda Oswaldo Cruz juntam-se a investigadoras e especialistas internacionais como Béatrice Guion e Christine Dezaunay, para refletirem sobre figuras como Simone de Beauvoir, Angela Davis, Susan Sontag ou Marina Abramović. O programa inclui sessões sobre liderança feminina, a mulher na Igreja, a vida literária no Antigo Regime, e a representação da mulher na história e na cultura, reforçando o papel da linguagem e das narrativas na transformação social.