28 Maio 2023      12:10

Está aqui

Diálogos

Quando se refere a palavra diálogos, falamos de palavras trocadas, ideias, conversas entre pessoas. Uma, duas, três pessoas podem interagir no diálogo.

É possível, nessa troca, passar a conhecer imensos mundos que se desconhecem, rebater ideias que se conhecem e das quais se discorda. Também é possível conhecer novas ideias e discordar delas. O diálogo é interativo e implica sempre a participação de duas ou mais pessoas.

Se fosse um monólogo, seria somente um a falar e outro ou muitos outros a ouvir. Agora, pensará, quantas vezes não é assim… há um só a falar e muitos a ouvir e abanar a cabeça em jeito de concordância sem do assunto conhecer o mínimo olímpico.

Esse monólogo é eficaz, sem dúvida. É, no entanto, bem mais real do que aqueles diálogos que são, no fundo, monólogos disfarçados de diálogos.

Neste diálogo, imaginemos duas pessoas. Dum lado, eu, o interlocutor principal que escrevo este texto. Não estamos literalmente a falar mas sim a comunicar de forma codificada. Escrevo e ao mesmo tempo, quem lê responde-me, por via de telepatia, imagino, àquilo que lê.

Caro leitor, neste diálogo que agora começamos, vou falar-lhe de um assunto de extrema curiosidade, vou falar-lhe de viagens. Diga-me, por favor, qual foi a sua melhor e mais inesquecível viagem? Descreva-a…

(Este é o momento para que a descreva, para que a reviva e que a possa escrever-me ou dizer-me por palavras imaginadas.)

Qual é aquele sítio ou aquela viagem que já pensou fazer na sua vida?

 

tem, agora, tempo para construir a sua narrativa.

Ah, só de escrever estas palavras e imaginar as vossas, muitas perguntas já me surgiram, mas somente cada um poderá responder. Neste diálogo, muitas vezes sinto-me só eu a falar. Nos seus diálogos com outros, tenho a certeza que se sente só a falar. Falamos com tantas pessoas quando estamos a falar sozinhos. Falamos sozinhos quando estamos a falar com tantas pessoas.

Pergunto: quantas vezes por dia pensa sentir-se parte da conversa, membro ativo do diálogo? Quantas vezes se sente a fazer um monólogo, nunca estando sozinho? Quantas vezes ainda se sente dialogar com muitas e diferentes pessoas quando, na verdade, está num monólogo? Ah, nunca lhe aconteceu?

As redes sociais são um ótimo espaço para este último evento. São locais privilegiados para o diálogo. Agora, que tipo de diálogo?

Poderíamos continuar a falar, por escrito, sobre tanta coisa. Confesso que, de todas elas, as que mais me agradam são as de viagens por serem as que melhor descrevem o mundo, as que melhor nos descrevem. Quando viajamos temos obrigatoriamente de dialogar.

Mas, falemos de outras coisas… o que vai almoçar amanhã?