21 Maio 2018      16:56

Está aqui

A desinformação corrói

Há dias o CDS Almada fez sair um cartaz com o seguinte alerta: “a Eutanásia mata!” alertando para algo que todos sabemos e que acabou por se tornar uma campanha que se destacou pela negativa e que levou o próprio Partido a afastar-se dela.

Perdeu-se aqui uma boa oportunidade para discutir seriamente um tema que irá ser discutido e votado na Assembleia da República.

Em vez de aproveitar a ocasião para abrir a discussão à sociedade e dar a conhecer os motivos que os levam a ser contra a eutanásia, os responsáveis por aquela campanha apenas realçaram o ridículo do argumento apontado, levando a sátiras pela internet toda.

Há várias facções a ter em conta num assunto como este, desde o lado do médico até ao lado do utente.

Há motivos destes dois lados que devem efectivamente ser dados a conhecer por forma a que o debate e a decisão de cada um quanto a esta temática seja informada e não baseada em palpites que se vão ouvindo por aí e que nem sempre correspondem à realidade.

O que esta campanha trouxe foi uma total desinformação que acabou por corroer tudo o que se tem dito sobre esta temática.

Após esta campanha nem mais uma palavra ou qualquer iniciativa que pudesse corrigir o erro. Afinal todos nós podemos errar mas apenas alguns o reconhecem e fazem algo para emendar o erro.

A eutanásia é um assunto demasiado sério para que nos deixemos levar por este tipo de desinformação.

Não só o CDS, mas todos os partidos devem promover um debate informado para toda a sociedade civil sobre a eutanásia e tudo o que uma decisão por este processo pode envolver.

A discussão está próxima e muito pouco se viu.

Esperemos que novas campanhas surjam mas que não se fiquem pelo óbvio.

Imagem de capa de cds.pt