18 Julho 2019      18:46

Está aqui

Descontos nos transportes no Alentejo "têm que abranger passageiros da CP"

Luís Dias, Presidente da Câmara de Vendas Novas

O Presidente do Município de Vendas Novas, Luís Dias, é peremptório: "os descontos nos transporte no Alentejo têm que abranger os passageiros da CP". A exigência do autarca vem a propósito do Programa de Apoio à Redução Tarifária, conhecido por PART, e que neste momento significa um desconto de 60% no valor dos passes dos transportes públicos com origem no território abrangido pela Comunidade Intermunicipal do Alentejo Central (CIMAC) mas que a CP não está a implementar junto dos utilizadores de transporte ferroviário.

O PART está "a originar descontos nos transportes públicos em todo o país mas no Alentejo está a restringir-se aos passes rodoviários", o que o autarca considera injusto.

Luís Dias fez aprovar esta semana junto dos seus pares na CIMAC uma tomada de posição que exige uma reunião com a CP, de modo a incluir no PART - Programa de Apoio à Redução Tarifária, os passes dos utilizadores do transporte ferroviário e estranha a resistência da CP em "não permitir a sua aplicação e os sucessivos adiamentos das reuniões agendadas com o intuito de encontrar um entendimento".

O programa do governo visa atrair passageiros para o transporte público, apoiando as Autoridades de Transporte com uma verba anual, que lhes permita operar um ajustamento tarifário e da oferta, no quadro das competências que lhes são atribuídas pela Lei n.º 52/2015, de 9 de junho. Através das Comunidades Intermunicipais, os municípios estão a cofinanciar esta medida.

CAPTCHA
Image CAPTCHA
Escreva o caracteres que vê na imagem do lado direito.