Amanhã, Portugal conhece um novo capítulo no desconfinamento fruto de ter sido atingida a meta de 70% dos portugueses vacinados.
O atingir deste objetivo levou mesmo o Governo a reunir em Conselho de Ministros extraordinário, esta sexta-feira, e a antecipar algumas medidas já a partir de amanhã.
Para já, a máscara mantém-se na rua, uma vez que esta medida está dependente de decisão da Assembleia da República.
No entanto, restaurantes, cafés e pastelarias passam ter limite máximo de oito pessoas por grupo no interior e 15 pessoas por grupo em esplanadas.
Para utilizar os serviços públicos já não é necessário marcação prévia.
Nos transportes públicos, estes deixam de ter limites de lotação e passa também a ser permitida a utilização dos bancos dianteiros no transporte em táxi e no transporte individual e remunerado de passageiros em veículos descaracterizados a partir de plataforma eletrónica.
Os espetáculos culturais passam a poder contar com 75% de lotação e eventos, como casamentos e batizados, passam a ter limite máximo de 75% da lotação,
A lotação quanto à ocupação, permanência e distanciamento físico relativa à afetação dos espaços acessíveis ao público passa a ter máxima indicativa 1 pessoa por cada 12,5 m2.
Imagem de Lucília Monteiro em visao.sapo .pt