27 Maio 2023      11:06

Está aqui

Descoberta grande Domus Romana em Alcácer

Atualmente, estão em curso trabalhos arqueológicos na área do Porto da Lama, uma estação arqueológica importante localizada perto da aldeia de Santa Catarina de Sítimos, no concelho de Alcácer do Sal.

A descoberta de um extenso painel de mosaicos revela indícios da existência de uma possível Domus requintada, uma residência urbana de famílias abastadas, provavelmente pertencente a um senhor da Villa Romana local. Estes mosaicos são os primeiros a serem escavados no concelho de Alcácer do Sal.

A presença deste painel indica que ele fazia parte de uma casa senhorial que pertencia a uma grande propriedade agrícola, possivelmente com lagares, casas grandes ou até mesmo um centro de produção de cerâmica. Até agora, já foram identificados alguns muros, um corredor e uma sala espaçosa. A área do mosaico provavelmente pertencia a um átrio, uma área de lazer, que estaria rodeada por uma sala de estar, sala de jantar, quartos e o escritório do proprietário da casa. Essas eram as divisões mais importantes nesse tipo de residências. Adjacente a esse espaço, também foi identificada uma área de pavimento em mármore, que ainda está por escavar. A casa mostra vários níveis de utilização, com materiais sobrepostos, indicando um uso constante do edifício ao longo de vários séculos. Ela faria parte de uma villa que incluía uma área senhorial (ainda a ser escavada) e uma área rural com armazéns.

Naquela época, a área do Porto da Lama era de extrema importância, pois estava localizada junto a um ribeiro que fornecia ligação à cidade de Alcácer do Sal. A descoberta do mosaico foi relatada em abril de 2022 por um grupo de arqueólogas da autarquia e da Direção-Geral do Património Cultural (DGPC), após uma intervenção da Associação de Regantes no local, durante a construção de um novo canal de rega, o que expôs os vestígios arqueológicos.

De acordo com a lei, a associação envolvida contratou uma empresa de arqueologia, a Archeo’Estudos, Investigação Arqueológica, Lda., que, sob a direção da arqueóloga Margarida Figueiredo, tem explorado esta valiosa relíquia histórica. No entanto, parte do espólio arqueológico presente no local terá sido destruído durante as obras do canal.

A Câmara Municipal de Alcácer do Sal voltará ao local quando tudo estiver exposto, para continuar os trabalhos arqueológicos.

 

Imagem de uf-alcacerdosal.pt