18 Setembro 2019      10:22

Está aqui

"Descoberta" da villa romana de S. Cucufate em Vidigueira faz 40 anos

Autarquia, Direcção Regional de Cultura do Alentejo e Universidade de Coimbra celebram a 21 e 22 de setembro a efeméride da passagem do 40.º aniversário do início dos trabalhos de investigação em S. Cucufate, prevendo-se, entre outras atividades que pretendem envolver todos os atores que, de alguma forma, estiveram ligados aos trabalhos, a realização de um seminário científico no dia 21 e, a 22 de setembro, um dia aberto em S. Cucufate, inauguração da instalação INTEMPORAL, visitas guiadas, culminando, nesse mesmo dia, com a Adiafa, a festa que, tradicionalmente, no Alentejo, celebra o final dos trabalhos.

Há quarenta anos, em agosto de 1979, sob a responsabilidade de investigadores das universidades de Coimbra e de Bordéus III, iniciavam-se as escavações na villa romana de S. Cucufate, Vila de Frades, Vidigueira.

A organização técnica e científica do projeto de trabalhos, a colaboração internacional, o envolvimento de estudantes e de gentes do concelho haveria de trazer para a arqueologia portuguesa um dos mais importantes sítios arqueológicos de Portugal e a mais bem conservada villa romana na Lusitânia.

Em comunicado a Direcção Regional de Cultura defende que celebrar 40 anos das escavações de S. Cucufate "é, antes de mais, celebrar a planície e os seus homens imortalizados no cante: os trabalhadores agrícolas que encontram seus ancestrais na villa romana de S. Cucufate. Mas é, também, celebrar a ciência que junta a ciência académica e a ciência da vida; associa a academia com o poder municipal; o trabalho conjunto e partilhado para alcançar um bem maior".

Imagem de capa de Carole Raddato FRANKFURT, Germany