28 Março 2023      10:31

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Delta Cafés considerada a empresa mais responsável do país

Rui Miguel Nabeiro, presidente executivo da Delta Cafés, e Rui Nabeiro, fundador da empresa

A Delta Cafés, do grupo Nabeiro, ocupa o primeiro lugar do ranking das 100 empresas mais responsáveis segundo as vertentes ESG (Environmental, Social, Governance), referentes a fatores ambientais, sociais e de governança. A conclusão é da Merco, o monitor de referência para a Ibero-América.

A Merco refere, em comunicado, citado pelo Diário de Notícias, que este ranking “avalia as empresas que, em 2022, cumpriram melhor os fatores ambientais, sociais e de governança, dando origem a uma lista geral e a outras três específicas para cada um dos critérios ESG”.

Depois da empresa alentejana, seguem-se Sonae, EDP,  IKEA, Jerónimo Martins, Vodafone, Lidl, Galp, Microsoft e Google.

A Delta Cafés ficou em primeiro lugar em todas as subclassificações ESG.

Quanto à vertente ambiental, depois da Delta, os três primeiros lugares ficaram completos com a EDP (em 2.º) e com a Sonae (em 3.º).

Citado pelo Diário de Notícias, o CEO da Merco, José María San Segundo, nota que, de acordo com as perceções dos consumidores relativamente às empresas portuguesas, as duas variáveis que obtiveram classificações mais baixas foram a responsabilidade social e a responsabilidade ambiental, o que constitui “um desafio para as empresas, que deverão estar conscientes de que, apesar dos grandes progressos alcançados, as expectativas dos consumidores estão mais avançadas do que os progressos reais realizados”.

“Do ponto de vista do consumidor, as empresas portuguesas pontuam melhor do que as empresas espanholas”, adianta a mesma fonte, que acrescenta que, no entanto, “se fizermos a mesma comparação de acordo com as opiniões dos gestores, observamos o contrário: quando se trata de variáveis como a ética e boa governação, os gestores portugueses são mais críticos em relação às empresas portuguesas do que o são os gestores em Espanha”.

Ainda assim, “se formos mais fundo na análise das perspetivas dos consumidores, existe uma boa avaliação da ética e da governação, uma avaliação intermédia da parte social e uma avaliação ligeiramente inferior da parte ambiental”, conclui.

Este ranking da Merco resulta de 5 avaliações, 12 fontes de informação e 1.205 inquéritos.

 

Fotografia de cmjornal.pt