7 Outubro 2019      12:57

Está aqui

DECO Proteste elege melhor vinho branco alentejano

Duarte Leal da Costa e Nelson Rolo, da Ervideira

A Ervideira acaba de ver o seu vinho branco Vinha d’Ervideira colocado no primeiro lugar da lista da Deco Proteste para Vinhos Brancos do Alentejo, com a critica “Encontrámos um vinho de muito boa qualidade, a ultrapassar os 90%: O Vinha D’Ervideira 2018 que recebeu o título de Melhor do Teste”.

Os 40 vinhos brancos em teste foram adquiridos em Portugal durante o ano em vários pontos do País e sujeitos a prova organolética e analisados em laboratório para avaliar a sua composição, nomeadamente, teor de álcool, açúcar e acidez, bem como a adição de maior ou menor dose de sulfitos, importantes para a conservação e preservação da cor, da fruta e da frescura.

 O Vinha d’Ervideira foi eleito o melhor vinho branco na condição qualidade-preço, obtendo a pontuação de 93%, entre vinhos das 8 sub-regiões do Alentejo, feitos a partir das diferentes castas autorizadas, plantadas nos 20.000 ha de vinha. De recordar que existem mais de 300 operadores de vinho no Alentejo.

 Este vinho é composto por 4 castas que representam e homenageiam as 4 gerações da família Ervideira. De Denominação de Origem Controlada (DOC), as uvas são colhidas durante a noite e mantidas a frio durante mais de 24 horas para fazer maceração pelicular, só depois então fermentas a 12º durante cerca de 1 mês (fermentação ultralenta, que maximiza o respeito pelos aromas). É um vinho de cor cítrica que apresenta notas de frutos tropicais. Deve servir-se entre os 7 e os 9 graus.

O Vinha D’Ervideira Branco está disponível com um PVP entre os €5,39 e os €9,70, nas principais garrafeiras de Portugal.