19 Junho 2021      13:30

Está aqui

Cuba reedita obra de Fialho De Almeida

O aniversário do escrito alentejano Fialho de Almeida (1857-1911) será hoje assinalado em Cuba, onde a autarquia promove a reedição de Livro de Contos do escritor no Museu Literário Casa em sua honra.

Pelas 18:30h, com transmissão em direto no Facebook, será apresentada a reedição dos Contos do escritor numa apresentação que conta com as intervenções de João Português, presidente da Câmara Municipal de Cuba, de António Cândido Franco, Professor Doutor de Literatura e Cultura Portuguesas na Universidade de Évora, e de Ana Paula Amendoeira, Diretora Regional de Cultura do Alentejo.

“Há muito esgotado, este livro agora reeditado, é um dos livros onde Fialho de Almeida coloca mais alma, sinceridade e vida. Surge com uma forte componente humanitária e uma enorme inundação de imagens urbanas e rurais, sobretudo paisagísticas, que nos retratam a realidade quase como se a pudéssemos ver e sentir, servindo-se para isso de um vocabulário opulento,sonoro e vibrante, o que ilustra muito bem o seu talento linguístico e imaginativo”, sublinha o presidente da Câmara Municipal de Cuba, João Português.

Fialho de Almeida nasceu em Vila de Frades, Vidigueira, no dia 7 de Maio de 1857, filho de um mestre-escola. Realizou os estudos secundários num colégio de Lisboa, empregou-se depois numa farmácia e formou-se em Medicina, tendo voltado em 1893 à sua terra natal. Nunca exerceu medicina, tendo-se dedicado ao jornalismo e à literatura e tonado-se lavrador em Cuba, tendo continuado sempre a escrever artigos e livros sendo a sua carreira literária marcada por um estilo muito irregular.

 

Imagem de cnc. pt