13 Setembro 2020      12:32

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Crianças sem contacto social e escolas sem envolver partes interessadas?  

É evidente que qualquer criança tem condições muito melhores que um adulto para se adaptar à mudança. Veja-se a simples abordagem de uma criança quanto à pandemia: “quando o vírus for embora vamos (…)”. Será função dos educadores não deixar esquecer que o vírus não irá desaparecer num ápice ou antes deixar bem claro e transparente que a cada dia tudo pode melhorar?

Estou certo que os melhores educadores, incluindo professores, terão a ginástica adequada para garantir que todo e qualquer aluno, que toda e qualquer criança continuará a sentir-se livre na sua forma de viver e na sua forma de frequentar a escola.

Não há pior cenário que o cenário do medo, do pânico e o cenário de quem espera algo muito mau que está quase a vir mesmo que não seja certo que irá chegar.

Também é por demais evidente que nem as escolas vão ver a sua área de salas de aulas a duplicar, nem o orçamento do estado vai ver a sua verba para professores contratados triplicar. Dito de outra forma é transparente como a água de nascente que, mais uma vez, far-se-á muito mais com menos.

Como é possível tal cenário? Planeando e gerindo a mudança a cada instante. Parece tão complicado mas é um facto que há centenas de milhares de anos que o Homem o faz. Aparentemente com sucesso…

A velha máxima “não vale a pena fazer essa proposta pois amanhã está tudo diferente” nunca se demonstrou tão inútil. Ninguém quer passar pelo marasmo mas também ninguém quer viver enganando-se a si próprio.

Reparem bem nos professores que conseguem converter alunos complicados em contexto de sala de aula em miúdos atentos, motivados e interessados. Para mim isso é envolver as partes interessadas e transformar barreiras em potenciais obstáculos a ultrapassar. Assim que ultrapassados fica o registo de que a barreira passou a ser um troféu.

Conseguiremos, em Portugal e neste arranque de ano letivo, envolver e convidar todas as partes interessadas ativas (sem exceção) para encontrarmos futuros troféus em cada barreira?