31 Março 2016      11:28

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AS CRIANÇAS E OS POZINHOS DE PERLIMPIMPIM

A Criatividade é algo que torna o ser humano num ser único e brilhante. É através desta capacidade que o homem está constantemente a construir, a criar, a aprender e ensinar.

As crianças são fontes reluzentes de criatividade, inovação, inspiração e pura frescura mental. Não há nada melhor do que ver as crianças em processos de criação artística. Reparem que mais dificilmente têm ideias preconcebidas, taras e manias que lhes possam limitar a sua criatividade selvagem. O contacto das crianças com as artes torna-os mais curiosos e atentos a novos estímulos.

O foco da sua criação artística pode ser muito vasto quando falamos na arte de desenhar, cantar, representar, tocar um instrumento, dançar, pintar, escrever, inventar ou outro modo de espalhar novos tons de magia através destas e de outras expressões.

As crianças são como mágicos ou fadas e as artes são os “pozinhos de perlimpimpim” da vida, estimule a criatividade nas crianças e deixe-os viajar no mundo da imaginação.

Devemos incentivar as crianças a estar em contacto com o seu mundo imaginário, de fantasia e de criatividade. A arte é considerada um modo de expressão de sentimentos, desejos, sonhos, emoções, cultura, representações da realidade ou da imaginação.

Através da expressão artística, a criança consegue desenvolver (com maior facilidade) novas capacidades e aptidões, nomeadamente na exteriorização do que sente e pensa, na tomada de decisões, na resolução de problemas e influenciando positivamente a aprendizagem.

É de salientar que os pais que levam uma criança a ver uma exposição de fotografia ou uma peça de teatro, por exemplo, estão a promover uma maior diversidade e qualidade intelectual e cultural à criança. Por outras palavras, os pais que colocam a criança num ambiente artístico ou lhe colocam desafios intelectuais tais como se questionar face a uma pintura, escultura, música ou outro meio artístico que prefira, estão a cultivar novas capacidades importantes como adquirir um espírito crítico, mentalidade aberta, capacidade de colocar questões, de fantasiar, etc.

O desenvolvimento expressivo da criança constrói-se através de um jogo simbólico onde a criança transforma perceções reais como por exemplo aquilo que vê (sensoriais), o que sente (emocionais) ou o que pensa (cognições) em representações simbólicas utilizando para esse efeito o desenho, a representação (teatro), dançar, cantar ou outra expressão artística.

Cada criança possui uma maior aptidão face a uma ou mais atividades lúdicas e sabemos que não devemos forçá-las a participar numa atividade que não sintam prazer, mas podemos incentivar a sua descoberta ou desafia-las a experimentar. Nem todos nós gostamos de desenhar ou representar, mas podemos gostar de cantar ou tocar um instrumento musical, tal e qual como as crianças e devemos respeitar essa mesma decisão.

Sabia que cada atividade de expressão artística pode promover o desenvolvimento de várias capacidades nos seus filhos? Passo a exemplificar como algumas dessas atividades lúdicas podem ser uma surpresa na aquisição de novas e preciosas competências, como por exemplo, a música, o teatro e o desenho.

Começo por vos falar de uma forma mais detalhada do desenho, pois consiste na forma de arte mais utilizada pelas crianças em idade pré-escolar e seguidamente aperfeiçoada continuamente após esta etapa de desenvolvimento.

 

Desenho

É a partir dos 2 anos de idade, sensivelmente, que a criança começa a conseguir agarrar pequenos objetos como um lápis, por exemplo e desenhar pequenos rabiscos. Algumas vezes estes rabiscos acontecem nas folhas de papel, mas rapidamente podem pertencer a locais indesejados como em paredes ou sofás, pois a imaginação é ilimitada como sabemos (para o azar dos pais, por vezes).

Ao longo do desenvolvimento da criança, é normal que os desenhos se tornem mais elaborados, com mais elementos e mais complexos. É de referir que esses desenhos para além de adquirirem outras formas, cores e traços começam a ter significados muito próprios, pois constituem representações mentais como falamos atrás do mundo imaginário ou mesmo emocional da criança. Pode-se dizer que os desenhos infantis funcionam como pequenas janelas para o mundo interno das crianças. O desenho permite à criança desenvolver a sua imaginação, autoconhecimento, perceção e inteligência.

 

Música

Tocar um instrumento musical consiste numa atividade artística muito poderosa, pois possibilita à criança adquirir uma maior sensibilidade na perceção sonora e espacial, promove a concentração, memória, coordenação motora, disciplina e socialização.

Além disso, a música pode ser um forte aliado para melhorar o desempenho nas disciplinas escolares, como é o caso da matemática, leitura e capacidades linguísticas nas crianças.

 

Teatro

A expressão dramática permite à criança alargar a sua compreensão do mundo, desenvolver a flexibilidade do pensamento, facilita a empatia mediante a vivência de uma personagem, a qual possibilita a compreensão do outro e oferece novas experiências às crianças. O ambiente que se vive nos grupos escolares de teatro é propício a promover a positividade, a cooperação, autoestima, participação, autodisciplina, a socialização e leitura.

Além disso, representar proporciona à criança um maior treino ao nível da linguagem através de várias técnicas auxiliadoras da representação, como é o caso do treino da dicção, comunicação em público, projeção de voz, entre outras técnicas que mais tarde podem ser potencializadoras na assertividade, na comunicação, etc.

Em suma, as crianças guardam em si uma enorme criatividade e imaginação que deve ser estimulada, pois promove o questionamento, encorajam a autonomia, oferece novas experiências e permite-lhes sonhar.

 

Joana Fialho, Psicóloga Clínica e Colaboradora da Sociedade do Bem

Imagem de capa daqui.