8 Janeiro 2021      12:01

Está aqui

Crato investe na reabilitação do Palácio do Grão-Prior e largo do município

A Câmara Municipal do Crato vai reabilitar o Palácio do Grão-Prior do Crato da Ordem de Malta, um dos edifícios mais icónicos do concelho, para criar o Centro Interpretativo do Urbanismo e História do Crato e Paços do Concelho.

De acordo com o Jornal Alto Alentejo, este projeto surge paralelamente à renovação urbanística do largo que o enquadra, a Praça do Município, tratando-se do primeiro passo num projeto mais ambicioso de requalificação do centro histórico da vila.

As obras estão previstas num orçamento de 1.230 milhões de euros, com comparticipação de 80% pelos fundos do Portugal 2020, e iniciam-se já no primeiro trimestre deste ano.

A entrada do novo Centro Interpretativo irá fazer-se pela varanda do Grão-Prior, o “ex-libris” do concelho. O piso térreo destina-se às valências de museologia, que irão contemplar o entendimento da história e evolução urbanísticas do concelho. Será ainda possível visitar as salas dedicadas ao megalitismo e povos iniciais, à fundação e ocupação da região, assim como a Sala dos Carismáticos, na qual se apresentam as figuras mais determinantes da vida da vila do Crato. No piso superior estará instalada a sala da assembleia municipal.

Já o largo exterior será alvo de uma intervenção faseada que assenta em três prioridades: a circulação privilegiada de peões, a valorização do espaço público e a potenciação da atividade económica e turística. Assim, o município irá assegurar as acessibilidades reduzidas, os transportes urbanos e de emergência, bem como a viabilização do comércio local.

Adicionalmente, uma das principais apostas da autarquia neste projeto é a regulamentação e modernização do parqueamento automóvel: a renovação de três espaços para estacionamento público irá permitir retirar o parqueamento da Praça do Município, possibilitando que o largo se transforme num local de lazer, comércio e turismo.

 

Fotografia de discoverportugal2day.com