10 Agosto 2021      10:32

Está aqui

Crato é palco de recriação histórica medieval de torneio de armas a cavalo

A zona exterior do Mosteiro de Flor da Rosa, no Crato, vai receber a recriação histórica do “Torneio de Armas a Cavalo – Flor da Rosa Medieval”, de 13 a 15 de agosto.

Segundo a Rádio Portalegre, a iniciativa é organizada pela Câmara Municipal do Crato e está integrada no Programa “Cultura em Rede”, promovido pela Comunidade Intermunicipal do Alto Alentejo (CIMAA), e cofinanciado por fundos europeus.

O evento, que conta com recriações teatrais de ambientes medievais, quer celebrar a relevância que o Mosteiro de Flor da Rosa teve e tem na história de Portugal, assim como as personalidades ligadas à região, que marcaram profundamente o património e a cultura do concelho do Crato.

Joaquim Diogo, presidente da Câmara do Crato, disse à Rádio Portalegre que esta iniciativa foi organizada a pensar na promoção do concelho e sobretudo da aldeia de Flor da Rosa, mas funciona também como “um incentivo” para os empresários, cujas áreas de negócio têm sido fortemente afetadas pela pandemia.

O “Torneio de Armas a Cavalo – Flor da Rosa Medieval” tem início na sexta-feira, dia 13 de agosto, pelas 18:00, com uma arruada de arautos e menestréis e terminará pelas 00:00 com a ronda dos aguazis.

Já no sábado, dia 14 de agosto, o programa terá início pelas 16:00 com formações ministradas pelos mesteirais no acampamento castrense. Durante o dia, várias recriações estão programadas, desde um torneio de armas a cavalo, pelas 20:00, passando por um teatro de fogo que antecederá o fecho diário.

Para domingo, dia 15 de agosto, estão programadas atividades entre as 16:00 e as 22:00. O auto de abertura do arraial e cortejo régio abrirão o certame, que se conclui com a despedida de El-Rei dos amigos em Flor da Rosa, rumo à capital do reino.

 

Fotografia de pt.wikipedia.org