29 Agosto 2020      10:32

Está aqui

Corredor Internacional Sul: troço de Évora a concurso por mais de 100 milhões

Já decorre o concurso público para construir o troço ferroviário Évora - Évora Norte, parte do Corredor Internacional Sul e que liga Sines à fronteira com Espanha, no Caia.

O concurso lançado pela Infraestruturas de Portugal, inclui, além da construção, as superestruturas de via e catenária entre Évora e a fronteira do Caia, em Elvas, segundo o traçado aprovado no Estudo de Impacto Ambiental e com a bitola ibérica.

O investimento está orçado em 105 milhões de euros e prevê um prazo de execução de 935 dias e insere no programa Ferrovia2020 apoiado numa comparticipação de 40% de fundos comunitários do programa Connecting Europe Facility (CEF).

Será construída a variante à Linha de Évora, entre Évora e o quilómetro 121, sendo a linha do atual traçado de Évora modernizada, entre o quilómetro 121 e Évora Norte. Serão ainda construídas pontes ferroviárias, passagens desniveladas e infraestruturas necessárias à sinalização eletrónica, telecomunicações e GSM-R, entre outras intervenções.

O Corredor Internacional Sul integra a Rede Transeuropeias de Transportes (RTE-T) e pretende a ligação ferroviária de mercadorias entre os portos portugueses e o centro da Europa, reduzindo o tempo de trajeto e aumentando a eficiência.

Esta nova linha permitirá uma circulação de comboios com 750 metros de comprimento e irá otimizar a capacidade de carga.

 

Imagem de burgenland.spoe.at