14 Março 2020      12:04

Está aqui

Coronavírus: quando a realidade supera a ficção...

E subitamente, a vida mudou… Nunca pensei escrever algumas linhas sobre a realidade de hoje. Num ápice, tudo aquilo que dávamos como adquirido, nomeadamente os planos, os sonhos, os projetos e as legítimas aspirações relativamente ao futuro ficaram adiados. Infelizmente, muitos deles talvez nunca se venham a concretizar. O país parou. O mundo está a parar…

As teorias da conspiração vão surgindo, para justificar o inesperado aparecimento deste nefasto repto. Na minha perspetiva, foi a natureza que falou mais alto.

O coronavírus trouxe consigo uma triste constatação: somos demasiado frágeis e vulneráveis, face a acontecimentos como aquele que agora nos surgiu pela frente. Perguntou-me se seria previsivel que isto acontecesse, em algum momento. Sabíamos que estas pandemias eram cíclicas, mas nunca pensámos que, em pleno século XXI, nos batessem à porta com esta magnitude.

 O que nos espera? Uma incógnita. Ninguém sabe exatamente como lidar com isto. A humanidade, tal como a conhecemos, pode estar em causa. Teremos, agora mais do que nunca, que ser solidários e resilientes.

 Esta é uma prova de dificil superação, que nunca julgámos possível. Tememos pelo futuro dos nossos filhos e dos nossos pais, sem saber o que nos reserva o dia de amanhã. Por isso, temos que nos unir em torno de um único objetivo: saltar este “barranco” invisível, que chega sem avisar e que pode estar mais perto do que possamos imaginar.

Não podemos ceder à tentação de pensar que o mal só acontece lá longe, a tal distância que nos deixa seguros no nosso recanto. Esta é uma luta que nos obriga a ser prudentes e corajosos. Os nossos antepassados passaram por muito. Atravessaram pandemias, guerras, fomes, mas conseguiram superar os desafios e deixar-nos esse exemplo de tenacidade. Honremos a sua memória, dando agora o melhor de nós, em prol de todos.

Os dias que se avizinham podem ser negros, mas temos de ter a esperança de que sobreviveremos. O que fizermos uns pelos outros ditará o nosso futuro. Para o bem ou para o mal.

CAPTCHA
Image CAPTCHA
Escreva o caracteres que vê na imagem do lado direito.