30 Julho 2020      10:33

Está aqui

Constância recebe noites de astronomia e poesia de Camões

A 31 de julho e 21 de agosto, as noites no Jardim-Horto de Camões, na vila de Constância, em Santarém, vão receber e juntar astronomia e a obra de Camões numa iniciativa que irá permitir observar o céu a partir do Planetário de Ptolomeu.

Ambas as sessões serão dinamizadas pelo astrónomo Máximo Ferreira e pela professora de Português e camonista Ana Maria Dias, decorrendo das 21h00 às 00h00. É necessária inscrição prévia, pois a lotação das sessões será limitada de forma a garantir o cumprimento das normas recomendadas pela Direção-Geral da Saúde.

Estas ações integram o programa Ciência Viva no Verão 2020, e resultam de uma parceria entre o Centro Ciência Viva de Constância e a Associação da Casa-Memória de Camões.

Recorde-se que o Planetário de Ptolomeu trata-se de um pequeno anfiteatro ao ar livre, onde se encontra representada a teoria geocêntrica do universo como era entendida no tempo de Camões, que vai permitir cruzar “conhecimentos de astronomia, da época e de agora, com a profundidade e a beleza das estrofes d’Os Lusíadas em que o épico explanou a sua arte e o seu saber”, refere a organização em comunicado, citada pelo Médiotejo.net.

 

Fotografia por Lifecooler.