25 Junho 2018      10:34

Está aqui

Congresso AMAlentejo começa no próximo sábado em Castelo de Vide

Jorge Pais, Presidente do Núcleo Empresarial de Portalegre

O 2º Congresso “AMAlentejo/Semeando Novos Rumos” começa no próximo sábado, 30 de junho e tem já, segundo a organização,confirmadas mais de duas centenas de inscrições.

O Congresso vai debater temas como “Alentejo Poder Local e Descentralização”, “Desenvolvimento Económico, social e cultural – Projectos estruturantes para o Alentejo – PT 2020 e PT 2030” e “A Palavra aos Partidos, pelo Alentejo”.

No 1º Painel, moderado por João Paulo de Almeida Lança Trindade, Presidente do Instituto Politécnico de Beja, participam o Presidente do Conselho Intermunicipal da Comunidade Intermunicipal do Alentejo Litoral e do Vice-Presidente do Conselho Intermunicipal do Alentejo Central.

No 2º Painel, com moderação de Jorge Pais, Presidente do Núcleo Empresarial da Região de Portalegre, vão intervir os representantes da Universidade de Évora, do Instituto Politécnico de Portalegre, do Instituto Politécnico de Beja e da Agência de Desenvolvimento Regional do Alentejo.

O AMAlentejo defende a criação de uma única comunidade regional do Alentejo, a eleger pelos autarcas do Alentejo e não pelo governo.

Trata-se assim de criar uma estrutura intermédia, entre os poderes central e local, com autonomia administrativa e financeira, para substituir a Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Alentejo (CCDRA), que é nomeada pelo governo central.