19 Novembro 2021      23:12

Está aqui

Confraria dos Enófilos do Alentejo celebra hoje 30 anos

A Confraria dos Enófilos do Alentejo (CEA) celebra hoje o seu 30º aniversário, em Évora.

Com símbolos marcadamente alentejanos como o tradicional Capote Alentejano, chapéu abeiro, insígnia, emblema e estandarte, a CEA tem tido um papel fundamental na divulgação da vinha e do vinho da região, nomeadamente nas vertentes históricas e culturais, e económico-sociais.

Com o apoio da Comissão Vitivinícola Regional Alentejana (CVRA), a partir das 11h - e até às 22h - as comemorações contam com uma agenda cheia e onde decorrerá também a eleição dos novos dirigentes da instituição,

“É com enorme orgulho que temos vindo a acompanhar de perto o trabalho e dedicação da Confraria, que tem vindo a desenvolver um trabalho de excelência na unificação da região e na distinção de produtores e gentes do Alentejo”, refere Francisco Mateus, presidente da CVRA.

O dia abre com uma palestra no Palácio D. Manuel, pelo historiador José António Falcão, sobre o tema “Da Vide ao Vinho – Imagens, Mitos e Símbolos”. Às 12h, decorrerá uma visita ao Monte da Comenda Grande, em Arraiolos, onde será servido o almoço. 

Depois de almoço, decorrerá o II Grão Capítulo da Confraria, e serão eleitos os novos dirigentes. Após a eleição, segue-se uma missa na Igreja do Hotel Convento do Espinheiro, pelas 18h30, e a entronização de novos confrades.

A fechar, pelas 20h, o jantar de encerramento que vai decorrer no Hotel Convento do Espinheiro.

A Confraria organiza cursos de prova de vinhos, visitas a regiões vitivinícolas, nacionais e estrangeiras, concursos de vinhos – anualmente o concurso de vinhos na produção e de três em três anos o concurso de vinhos engarrafados, e encontros temáticos sobre a vinha e do vinho.

“A Confraria tem a honra de defender o Alentejo, a pureza e extraordinária qualidade dos seus vinhos. Simultaneamente o Concurso que organizamos tem como objetivo premiar, não só a qualidade do vinho produzido no Alentejo, mas também dar a conhecer aos consumidores uma nova geração de enólogos e produtores”, salienta Cândida Vacas de Carvalho, juiz da Mesa da CEA.

A Confraria dos Enófilos do Alentejo foi constituída a 29 de julho de 1991 e tem como objetivo a defesa, valorização e promoção dos vinhos do Alentejo, atuando com total independência e isenção política e religiosa

A Confraria dos Enófilos do Alentejo tem atualmente cerca de 250 confrades, nas diferentes categorias (Confrade de Honra, Confrade de Mérito, Confrade Fundador e Confrade Irmão).

Imagem de confrariaenofilosalentejo .pt