12 Outubro 2021      08:26

Está aqui

Conectividade entre Europa, América do Sul e África reforçada em Sines

A Start Campus, empresa responsável pelo desenvolvimento do megacentro de dados Sines 4.0, assinou um acordo com a EllaLink, empresa que recentemente inaugurou a primeira ligação direta de alta velocidade por cabo submarino entre Europa e a América do Sul.

Em comunicado enviado a este jornal, a Start Campus explica que esta ligação “reforça a junção de duas componentes essenciais e que constituem a espinha dorsal da Internet”: “os Megacentros de Dados e os Cabos Submarinos, que garantem 99% da conetividade digital intercontinental”.

Além disso, esta parceria irá proporcionar “um quadro de cooperação entre a Start Campus e a EllaLink, garantindo que as infraestruturas interagem, o conhecimento é partilhado e as sinergias são estabelecidas para promover Sines como um novo hub digital em sistemas de redes de dados globais”. O objetivo será reforçar a ligação direta entre a Europa, a América do Sul e a África, potenciando ainda “a conectividade de Portugal e da região”.

Note-se que Sines se encontra diretamente ligada a Lisboa e Madrid, na Europa, e a Fortaleza, São Paulo e Rio de Janeiro, no Brasil. Futuramente, esta conectividade irá alargar-se a Marselha, Barcelona e Casablanca, assim como aos Estados Unidos, Ásia, África e Oriente Médio.

Afonso Salema, Managing Director da Start Campus, afirma no mesmo comunicado que o estabelecimento desta parceria com a EllaLink vai permitir “explorar todos os benefícios que [esta] trará para a conectividade de Portugal e da Europa. Esta ligação potencia os dois projetos e contribui para transformar Portugal num Hub do Mundo Digital e, com isso, colocar a nossa economia numa área de futuro que trará empregos qualificados e produção de riqueza para o País”.

Por seu turno, Diego Matas, COO da EllaLink, citado no mesmo documento, defende que “esta parceria é um passo importante na afirmação de Sines como verdadeiro polo tecnológico. Com ela, reiteramos a vontade da EllaLink em potenciar a rota existente integrada num verdadeiro ecossistema que oferece elevada capacidade, diversidade, conectividade de baixa latência e numa infraestrutura de última geração”.

Recorde-se que a Start Campus anunciou o Sines 4.0 em abril deste ano, num investimento de até 3,5 mil milhões de euros. Com capacidade até 495 MV, será um dos maiores campus de centros de dados da Europa, além de ambientalmente neutro. Adicionalmente, irá criar, até 2025, 1 200 postos de trabalho diretos altamente qualificados e 8 000 postos de trabalho indiretos.

Já a EllaLink construiu e opera, neste momento, uma nova estação modular de cabos (CLS) em Sines, que acolhe um cabo submarino de sete pares de fibra ótica com uma capacidade potencial de 190 terabits por segundo, ligando diretamente Brasil, Cabo Verde, Madeira e Marrocos. Esta CLS também está ligada aos principais centros de dados de Lisboa e Madrid.