30 Janeiro 2020      12:39

Está aqui

Concertos pedagógicos aproximam milhares de crianças alentejanas e algarvias à música clássica

A nova edição dos Concertos Pedagógicos da Orquestra Clássica do Sul arrancou esta quarta-feira no Teatro das Figuras em Faro. Depois do sucesso das edições anteriores, os Concertos Pedagógicos alargam o território de ação, apresentam-se em novos palcos e chegam a cada vez mais alunos, segundo a organização.

Em 2019 perto de dois milhares de crianças e jovens tiveram a oportunidade de participar num espetáculo musical, de formato lúdico-pedagógico, que visa aproximar os mais novos da Música Clássica. Em 2020 os Concertos Pedagógicos regressam com maior assiduidade e apresentam-se em novos concelhos como Albufeira, Lagos e Tavira (Algarve) e em Évora e Serpa (Alentejo).

Com o intuito de dar a conhecer o trabalho de reconhecidos compositores, estes concertos têm como principal objetivo desmistificar a ideia formatada de que a música clássica é “aborrecida”, direcionada para adultos ou apenas acessível a uma “elite da sociedade”.

“A Música Clássica é para todos e para todas as idades”, declara Maria Cabral, Presidente da Orquestra Clássica do Sul e coordenadora do Departamento Educativo da Orquestra. “Os Concertos Pedagógicos, destinados ao público escolar, têm um caráter interativo entre o maestro, a orquestra e a audiência, e constituem oportunidades mutuamente enriquecedoras para as escolas envolvidas e para a própria Orquestra”, sublinha.

Para além dos concertos, o projeto do Ciclo Pedagógico da Orquestra Clássica do Sul engloba ainda Ações de Formação de Professores, destinadas a professores das escolas participantes neste ciclo de concertos e que têm como finalidade sensibilizar os professores para a integração da música clássica nos planos das atividades de aprendizagem; e as Residências Artísticas, workshops lecionados por um músico da Orquestra em contexto de sala de aula e que constituem uma excelente oportunidade para a fruição de experiências estético-culturais.