O Projeto Ruínas, de Montemor-o-Novo, vai apresentar, dia 15 de julho, o espetáculo “O Espírito – La danse du jour”, na Casa das Artes no Porto.
De acordo com a companhia alentejana, citada pela Lusa, o espetáculo tem conceção e encenação de Francisco Campos e contempla uma produção teatral em que a dança é protagonista.
“É um espetáculo de comédia absurda em que o público é contagiado pelo ritmo, pela música, pelos corpos em cena, pela irrealidade das narrativas e é seduzido a embarcar numa viagem hipnótica, intensa e ao vivo através dos séculos em que o veículo é um bailado contínuo”, realçou a companhia.
A peça, com a duração de uma hora, “acompanha um grupo de nobres numa maratona de dança baseada nas coreografias que Luis XIV impunha à corte como etiqueta”.
“O Rei Sol [como era apelidado Luis XIV] organizava festas nas quais os nobres tinham de dançar coreografias complexas e desgastantes, exaustivamente ensaiadas, às vezes com pouco tempo e com alterações de última hora”, assinalou.
Allena Svoboda, Catarina Caetano, Leonor Keil, Francisco Campos e Paulo Quedas são os atores que ‘dão vida’ às personagens de “O Espírito – La danse du jour”, que tem produção de Catarina Caetano e Inês Abrunhosa.