25 Agosto 2022      12:02

Está aqui

Como o Dia de Todos os Santos é celebrado pelo mundo?

Confira algumas curiosidades sobre como o Dia de Todos os Santos é celebrado pelo mundo. Afinal, cada país e cultura tem as suas tradições e costumes. Logo, a forma como este dia é assinalado varia muito. Para lhe mostramos estas diferenças, vamos contar-lhe como este dia é celebrado em três países: Portugal, México e nos Estados Unidos da América - ora veja: 

 

Dia de Todos os Santos em Portugal

Em Portugal, o Dia de Todos os Santos, que se assinala a 1 de Novembro (e que é, inclusive, feriado nacional), é tida como uma data para recordar aqueles que já partiram. Aliás, neste dia são comuns os serviços religiosos nas igrejas, com missas dedicadas aos falecidos.

Neste dia, são comuns as visitas ao cemitério, onde as pessoas aproveitam para arranjar as campas, limpando-as e decorando-as com flores e velas. No Dia de Todos os Santos, em Portugal são também comuns as rezas pelas almas daqueles que partiram. Por essa razão, é um dia de pesar e vivido com alguma tristeza e saudade por muitos.

E embora na tradição portuguesa, não haja propriamente uma flor ou uma cor mais tradicional, são comuns os arranjos em forma de almofada ou de palma com flores - tudo opções que poderá encontrar online na Interflora. Aqui pode também encontrar ramos mais singelos, assim como centros apropriados para a ocasião. Quanto à cor, neste dia parece haver uma preferência pelas flores de cor branca. Talvez porque seja uma cor associada à pureza e à paz. Logo, uma forma de desejar, àqueles que partiram, que descansem em paz.

 

Día de los Muertos no México

Já no México, o Día de los Muertos (em portugues, Dia dos Mortos) é uma das mais importantes tradições na cultura mexicana. Para os mexicanos, de 31 de outubro a 2 de novembro, os falecidos, aliás as suas almas, podem visitar os familiares e amigos.

Para os receber, as casas são decoradas de forma festiva - e muito colorida - havendo muita música e comida à mistura, onde não faltam sequer os doces favoritos dos mortos. Aliás, a parte da comida é mesmo muito importante na cultura mexicana. Por isso, nestes dias não faltam à mesa iguarias como os doces em forma de caveira, que (por norma) vêm com o nome do morto e são depois distribuídos para as crianças e o típico Pão dos Mortos. Este pão só se produz e come nessa altura e é trata-se de um pão doce que é polvilhado com muito açúcar.
Para decorar as casas, além de velas, incenso e muitas máscaras e disfarces (todas alusivas aos mortos, com motivos de esqueletos e outros), são também usadas flores. No México, as flores para apresentar condolências mais usadas nesta data são as flores de Cempasúchil. A Cempasúchil é uma flor com um cheiro muito próprio e com um vibrante tom de laranja e que nesta altura se encontram por todo o lado!
Em termos de flores, nesta altura, no México destacam-se também as tiaras de flores, que eram feitas originalmente para adornar as caveiras mexicanas. Tratam-se da junção de flores de cores vivas, como o cor de rosa, o laranja ou o vermelho e que ficaram também muito associadas à pintora mexicana Frida Khalo. Hoje em dia, este tipo de tiara de flores também está muito na moda, sendo usados como elemento decorativo por noivas, assim como para complementar outros visuais mais festivos.
 

 

Halloween nos Estados Unidos

Já nos Estados Unidos, o Halloween é a forma escolhida para celebrar nesta data, sendo que a noite de 31 de outubro é o momento alto das celebrações! Durante o Halloween, é comum famílias e grupos de vizinhos e amigos saírem à rua, pedindo doces de porta em porta. E, claro, vão vestidas a preceito, com disfarces bem assustadores, onde além dos típicos fantasmas e bruxas, há sempre criatividade para incluir também referências da cultura popular, como protagonistas de filmes, monstros e muito mais!

Nos últimos anos, esta tradição americana tem sido adoptada também em Portugal e noutros países. Aliás, em Portugal, durante muito tempo chamou-se ao Halloween, “Pão por Deus”, “Bolinhos e bolinhós”, entre outros nomes, uma vez que cada região portuguesa tem costumes diferentes. A maior diferença quando comparamos com o Halloween,  é que antes não havia o costume de disfarçar as crianças como acontece agora. Aliás, essa é outra das diferenças, pois nos EUA, o Halloween é algo transversal a todos e é comum ver os adultos a se esmeraram na confecção de fatos bem criativos e originais.

Como vê, existem várias formas de celebrar o Dia de Todos os Santos pelo mundo. Por isso, agora diga-nos, qual destas três tradições qual é que lhe chamou mais a atenção: as de  Portugal, do México ou dos Estados Unidos da América?