A Cisco, uma gigante tecnológica norte-americana com representações em quase todo o mundo, está a ajudar 14 municípios do Alentejo a tornarem-se numa região S+CC, uma Comunidade Inteligente Conectada.
O projecto que está a desenvolver para a Agência para o Desenvolvimento Regional do Alentejo (ADRAL) e a Comunidade Intermunicipal do Alentejo Central (CIMAC) inclui a ligação em rede de 14 parques empresariais e 200 edifícios públicos, tudo para ligar PME's a serviços digitais e inovar.
Estão previstas zonas wi-fi de livre acesso, com conteúdos digitais personalizados, relacionados com a vida nas cidades, soluções tecnológicas de estacionamento e na iluminação pública.
A vantagem deste projecto , para além da modernização tecnológica é a da partilha de custos e eliminação de duplicações entre as entidades parceiras.
O conceito S+CC, desenvolvido pela Cisco, designa cidades nas quais os sistemas e serviços, como saúde, educação, transportes, segurança, energia, água e tratamento de resíduos devem estar conectados. O programa S+CC pretende transformar a forma como as cidades são desenhadas, construídas e renovadas, com o objectivo de garantir a sustentabilidade económica, social e ambiental.