15 Fevereiro 2021      18:10

Está aqui

Como alterar a potência em minha casa?

No inverno consumimos mais energia em casa, e agora que temos o país em confinamento, é normal que o gasto de eletricidade seja maior, pois neste momento grande parte da população passa mais tempo em casa devido ao teletrabalho e se dedica mais às tarefas domésticas.

Portanto, ter vários eletrodomésticos em funcionamento significa usar mais energia e isso pode fazer com que o quadro elétrico dispare com regularidade.

É uma situação bastante comum e por vezes um pouco aborrecida. Mas se tem o aquecimento ligado, a máquina de lavar e o forno em funcionamento e se ficou sem eletricidade, é provável que tenha de verificar se tem potência elétrica suficiente.

A diminuição ou aumento da potência elétrica contratada é um pedido muito comum que é feito às companhias elétricas por parte do cliente e sempre que necessário. No entanto a melhor forma de descobrir se tal ação é necessária é através de um simulador de energia. Esta pequena alteração pode fazer com que poupe bastante dinheiro anualmente.

Em que consiste a alteração da potência elétrica?

Alterar a potência elétrica significa que é necessário mudar carga e velocidade da eletricidade consumida é enviada pela potência elétrica. Existem vários níveis de potência que são aplicados de acordo com o tamanho da casa ou da empresa, do número de pessoas que frequentam esses locais ou tipo de eletrodomésticos que aí estão instalados e a frequência com que são usados.

Se o seu quadro elétrico dispara constantemente, pode necessitar de aumentar a potência, mas se por outro lado isso não acontece, e se usa pouco os eletrodomésticos, é importante confirmar se não tem potência a mais já que isso encarece a sua fatura de eletricidade sem necessidade.

Saiba que quanto mais potência elétrica contratar mais pagará por mês. A forma que tem de poupar na conta de energia é confirmar se deve baixar a potência da luz.

Como deve solicitar a alteração da potência

Este tipo de pedidos é cada vez mais frequente e mais agora nesta altura. O que deve fazer avançar com este pedido, é contactar com a sua companhia de energia e solicitar a nova potência.

Como se trata de uma alteração contratual, o pedido deve ser feito pelo titular através de uma confirmação dos dados que constam na fatura da energia.

Depois será feito um agendamento e é provável que seja enviado um técnico ao local para ajustar a potência.

Níveis de potência

Existem vários escalões de potência (em kWh): 1,15, 2,30, 3,45, 4,60, 5,75, 6,90, 10,35, 13,80, 17,25, 20,70.

Normalmente os dois primeiros níveis são mais adequados para iluminação de garagens ou casas de férias que estejam sempre fechadas e que apenas necessitem de manter um frigorífico em funcionamento, por exemplo.

A potência contratada mais usual para o consumo doméstico situa-se entre os 3.45 kwh e os 6.90 kwh. Mas como já foi mencionado, vai depender de vários fatores

Pode também contactar com um eletricista para o ajudar a perceber que potência necessita.

Tarifas de energia e a potência elétrica

São os dois elementos mais importantes da sua fatura de luz e estão relacionados.

Em algumas companhias de energia o valor do preço do kwh (eletricidade) pode aumentar com base na potência que contatar e aquilo o valor final a pagar será maior.

Confirme se vale a pena ter uma potência tão alta e pagar mais sem essa necessidade. Lembre-se que a estes preços é acrescido o IVA.

Se necessitar de mais informações sobre as tarifas de eletricidade ou sobre a potência elétrica, saiba que pode contactar com a Selectra Portugal que, de forma gratuita e personalizada, lhe dará todas as informações para melhorar o seu contrato e baixar a conta de eletricidade.