17 Dezembro 2017      11:03

Está aqui

COMISSÃO EUROPEIA DESTACA ENERGIAS RENOVÁVEIS E ENVOLVE O ALENTEJO

Foi na revista oficial do programa H2020 da Comissão Europeia que foi publicado o artigo que destaca o projeto MASLOWATEN e que envolve a Cátedra Energias Renováveis da Universidade de Évora e Alter do Chão.

Se dúvidas ainda restassem, a mais recente situação de seca foi mais um alerta para as alterações climáticas e necessidade de alterar hábitos, desempenhando o setor agrícola um papel fundamental.

O projeto MASLOWATEN pretende ajudar os agricultores a reduzir a utilização de água e, em simultâneo, cortar as emissões de gases com efeito de estufa do sector com uma solução de irrigação fotovoltaica de alta potência propondo uma poupança de cerca 30% da água.

O projeto - liderado pela Universidade Politécnica de Madrid - é desenvolvido e promovido por um consórcio de 13 entidades de 5 países - Espanha, Itália, Holanda, Áustria e Portugal - diferentes, com a participação da Cátedra Energias Renováveis da Universidade de Évora.

O projeto toca ainda o Alentejo de outro modo, pois é em “São Barnabé”, concelho de Alter do Chão que está um dos demonstradores desta nova tecnologia com marca alentejana.

 

Mais informação sobre este projeto e o demonstrador instalado em Alter do Chão visite maslowaten.eu.

 

 

Imagem de cordis.europa.eu