30 Setembro 2022      14:09

Está aqui

Comemorações do Centenário do Teatro de Estremoz com recital de piano

Está marcado para amanhã, sábado, em Estremoz, um recital de piano por Marta Menezes que assinala o início da programação do mês de outubro das comemorações dos 100 anos do Teatro Bernardim Ribeiro.

Este recital, que acontece na data em que se assinala o Dia Mundial da Música, tem início marcado para as 21:30, realiza-se no Teatro Bernardim Ribeiro e os bilhetes têm um valor de cinco euros.

De acordo com a Câmara Municipal de Estremoz, citada pela agência Lusa, a pianista Marta Menezes venceu “vários primeiros prémios em concursos internacionais em Portugal”.

Neste espetáculo, nota a Lusa, de acordo com informações da autarquia, está incluída a estreia a nível mundial de uma obra do compositor Tiago Derriça, uma encomenda do município alentejano para assinalar o centenário do teatro.

Sendo o Teatro Bernardim Ribeiro um dos símbolos da cidade, a autarquia vai comemorar o centenário da sua principal sala de espetáculos com uma programação especial que inclui diversas iniciativas a decorrer ao longo deste ano.

Assim, está já agendado para o próximo dia 8 de outubro um concerto da banda ‘pop-rock’ Os Raiz, que começa às 21:30 e decorre na sala de espetáculos de Estremoz, sendo este um evento de entrada gratuita.

No dia 22, pelas 17:00, tem início o Encontro Transfronteiriço de Coros “Tomaz Alcaide”, tendo este também entrada gratuita. Neste encontro, vai haver atuações do Orfeão de Estremoz “Tomaz Alcaide” e de dois grupos corais da Estremadura espanhola, destaca ainda a Lusa.

O último espetáculo de outubro, incluído nestas comemorações, é uma atuação do grupo de ‘jazz’ Gonçalo Sousa Quinteto “Nova Construção”, que acontece a 29 de outubro, às 21:30, no Teatro Bernardim Ribeiro. Para este espetáculo, as entradas são pagas.

Contudo, as comemorações deste centenário vão também passar por diversos locais da cidade e das freguesias do concelho, através da promoção de várias iniciativas intituladas “TBR sai à Rua”.

Além disso, fazem parte das comemorações dos 100 anos do Teatro Bernardim Ribeiro diversos espetáculos de teatro, música, cinema, dança, ópera e artes circenses. 

O Teatro Bernardim Ribeiro, assim chamado para homenagear o poeta alentejano, foi inaugurado no dia 22 de julho de 1922, está classificado como imóvel de interesse municipal desde o ano de 1997 e integra a Rede de Teatros e Cineteatros Portugueses (RTCP).