Dedicada a uma das mais ricas e vivas cinematografias do mundo, a Festa do Cinema Francês regressa ao grande ecrã, depois de duas últimas edições feitas sob condições restritas, para a sua 23ª edição. Até 20 de novembro a Festa apresenta mais de 80 filmes, programados em diferentes secções, e percorrer 10 cidades portuguesas: Lisboa, Almada, Oeiras, Coimbra, Porto, Évora, Viseu, Faro, Lagos e Funchal.
Em Évora, a Festa tem lugar no Cinema NOS Évora, e apresenta 11 filmes que abrangem as diferentes secções da Festa: antestreias (filmes que vão estrear brevemente nas salas de cinema portuguesas), Filmes Inéditos (cuja exibição em sala ainda não está assegurada no nosso país), Segunda Chance (filmes que já estiveram nas salas de cinema portuguesas e que agora podem ser revistos), Cinema à Mesa (um tributo aos filmes sobre gastronomia) e CineJovem (para as os mais novos).
No dia 17 de novembro, às 19h é apresentado o filme Toda a Gente Gosta de Jeanne, de Céline Devaux, um dos grandes destaques desta 23ª edição da Festa, que contará com a presença da realizadora. Este filme conta com a participação dos portugueses Nuno Lopes e Pedro Lacerda e parte da ação desenrola-se em Lisboa.
No dia seguinte, é exibida a longa-metragem A Acusação de Yvan Attal, um drama judicial (Festival de Veneza 2021) que conta com Ben Attal, Suzanne Jouannet e Charlotte Gainsbourg no elenco e mais tarde Golias de Frédéric Tellier, uma oportunidade para o público rever um filme que já estreou nas salas portuguesas.
Já no sábado, dia 19 de novembro, são exibidos títulos que pertencem à secção inéditos como: Madeleine Collins de Antoine Barraud, uma obra sobre Judith, uma mulher que mantém uma vida dupla entre a Suíça e França, e que teve a sua estreia no Festival de Veneza em 2021; e À Espera de Bojangles de Regis Roinsard com Virginie Efira, Romain Duris e Grégory Gadebois. No domingo, é exibido Delicioso, um filme de época que se passa no alvorecer da Revolução Francesa e que integra a secção Cinema à Mesa.
Além destas obras vão ser apresentadas, no programa CineJovem, várias longas-metragens a pensar nos mais novos e nas famílias.
No dia 17 de novembro são exibidos O Meu Verão em Provença de Christophe Barratier, uma adaptação da obra "Tempo dos Segredos" (terceiro volume das "Memórias de Infância") do escritor francês Marcel Pagnol (1895-1974) e Fahim, um filme sobre um rapaz oriundo do Bangladesh, que se muda para França e que, para obter asilo político, a sua única opção é tornar-se campeão no xadrez no novo país e que conta com a participação de Gérard Depardieu.
No dia seguinte, é apresentado um dos grandes destaques do programa CineJovem: O Menino Nicolau – A Felicidade Não Pode Esperar, que ganhou o Prémio de Melhor Filme no Festival de Annecy 2022, o maior festival de cinema de animação do mundo. O filme é uma deliciosa história sobre os criadores da icónica personagem O Menino Nicolau, ou seja, os ilustradores Jean-Jacques Sempé, falecido no passado mês de agosto, e René Goscinny. À medida que a sua narrativa avança, a pequena personagem entra no estúdio dos criadores, interpelando-os com muito humor. Mais tarde, e também em animação, é exibido As Aventuras de Lia, sobre uma perspicaz jovem órfã, que vive nas ruas da Cidade da Névoa e que na companhia das suas três doninhas de estimação, vai viver uma série de peripécias.
Por fim, no último dia da Festa em Faro, o público poderá ver Adeus Senhor Haffmann, realizado em 2022 por Fred Cavayé, que aborda a perseguição ao povo judeu em Paris dos anos 40 do século passado.
A Festa do Cinema Francês integra a Temporada Portugal-França 2022, uma iniciativa que pretende fortalecer os laços entre os dois países e que conta com várias atividades culturais.