21 Abril 2021      08:48

Está aqui

Chefes de cozinha preparam almoçarada ao ar livre no Alentejo

João Rodrigues, chefe de cozinha e mentor do Projeto Matéria

A Herdade de S. Luís, em Montemor-o-Novo, vai receber, no próximo dia 1 de maio, um encontro que vai juntar os chefes de cozinha João Rodrigues, António Galapito e Vasco Coelho Santos na preparação de um almoço ao ar livre com os produtos Porcus Natura.

Segundo o portal Sapo Lifestyle, o evento é organizado pelo Projeto Matéria, encabeçado pelo chefe de cozinha João Rodrigues (restaurante Feitoria, com uma estrela Michelin), que procura a resposta para a questão “de onde vem aquilo que comemos?”. Neste sentido, “um dia no produtor” faz-se ao ar livre, com leitão, borrego e cabrito assados, entre outros pratos.

O dia tem início com uma visita ao produtor, para conhecer o seu trabalho com as quatro espécies autóctones e de que forma se pode desenvolver pecuária de uma maneira sustentável. Ao almoço, em mesas corridas, com todas as regras, junto ao lago da herdade, João Rodrigues junta-se a Vasco Coelho Santos, do Euskalduna, Porto e António Galapito, do Prado, Lisboa, para um almoço com estes produtos únicos.

A ementa contempla leitão na brasa, borrego e cabrito assados, estufado de grão e porco entre outras iguarias, como os produtos do projeto de Torres Vedras, Talho das Manas.

Quanto ao Porcus Natura, na Herdade S. Luis, é um projeto que pratica uma agricultura regenerativa, uma abordagem que colocou este produtor na listagem de produtores nacionais do Projeto Matéria.

A agricultura regenerativa recorre a todas as espécies que vivem na Herdade (Bovinos, Porco Alentejano, Cabra Serpentina e Ovelha Merina Preta), em prol da produtividade do solo, para que este não só tenha pasto de qualidade, mais fértil e com maior biodiversidade, como seja um ótimo sequestrador de carbono e equilibre as emissões provocadas pelos animais. Tal faz-se promovendo uma dinâmica de rotação dos espaços percorridos pelos animais diariamente e, simplesmente, “deixando-os trabalhar”.

De acordo com Francisco Alves, da Porcus Natura, “a pecuária tem um papel fundamental na regeneração e construção de solo, para que isso aconteça temos de aprender a conduzir os animais corretamente. Temos um sistema extensivo de maneio regenerativo”.

Note-se que o Matéria é um projeto sem fins lucrativos, desenvolvido pelo chefe João Rodrigues desde 2015, que pretende promover os produtores nacionais com boas práticas agrícolas e produção animal em respeito pela natureza e pelo meio ambiente, enquanto elementos fundamentais da cultura portuguesa.

O almoço, visita e convívio custa 50,00 euros por pessoa, sendo que as crianças até aos 12 anos não pagam. Contudo, este Dia no Produtor esgotou em menos de 24 horas, estando já previsto novo Dia no Produtor para o verão, em novo local, com novos ingredientes e novos chefes convidados.

 

Fotografia de restaurantefeitoria.com