30 Maio 2021      11:42

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Centro de Inteligência Competitiva de Campo Maior ainda este ano

As previsões para a entrada em funcionamento do Centro de Inteligência Competitiva (CIC) de Campo Maior são de que, até final 2021, esteja pronto a funcionar.

Esta iniciativa representa um investimento de um milhão de euros, cofinanciado por fundos comunitários do programa Alentejo 2020, através do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER).

O centro será instalado na Antiga Escola da Cooperativa que está agora a ser requalificada e que será dotado de um elevado desempenho ao nível da eficiência energética, pelo que a climatização, iluminação e sistema solar fotovoltaico.

Acompanhados do Presidente do Município João Muacho, do Presidente da Assembleia Municipal, Pedro Murcela, do Comendador Rui Nabeiro, do Presidente do Instituto Politécnico de Portalegre, Albano Silva, e do Sub-Diretor da Nova Information Management School Miguel Castro Neto, os Secretário de Estado do Planeamento, o Ricardo Pinheiro, e do Secretário de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, João Sobrinho Teixeira, visitaram ontem a obra.

O Secretário de Estado do Planeamento, o campomaiorense e antigo presidente da câmara local, Ricardo Pinheiro, referiu sobre o projeto que “vai colocar as novas tecnologias e a ciência dos dados ao dispor da região e do país. Um excelente exemplo de como os concelhos do interior têm a capacidade de se reinventar, quer a nível da criação de valor, como de competências e projetos inovadores.” e acrescentou que “O caminho é este!”

Desenvolvido à escala do Alentejo, numa parceria com o Instituto Superior de Estatística e Gestão de Informação, a Nova Information Management School, da Universidade Nova de Lisboa, e o Instituto Politécnico de Portalegre, este é um projeto de investigação e inovação que visa a valorização do conhecimento, pelos dados e a sua transferência para a atividade económica e empresarial dos setores e fileiras dos recursos endógenos, com vista ao desenvolvimento tecnológico das empresas, à sua internacionalização e à promoção da competitividade nos mercados nacionais e internacionais.

Através da análise e gestão de informação e da ciência dos dados, de forma analítica, pretende criar uma vantagem competitiva, transferindo este conhecimento para as empresas.