20 Janeiro 2020      13:17

Está aqui

Central de hidrogénio de Sines vais custar 3,5 mil milhões, o equivalente a 4 pontes Vasco da Gama

O projeto que visa criar uma central produtora de hidrogénio verde em Portugal, em Sines, para ser exportado para os Países Baixos pode vir a implicar um investimento de 3,5 mil milhões, o equivalente a 4 pontes Vasco da Gama.

Segundo a edição de hoje do Jornal Económico, a construção desta nova central poderá arrancar em meados de 2021 e já tem nome, um sugestivo Flamingo Verde (Green Flamingo), que poderá criar cinco mil postos de trabalho.

A construção desta central conta com o envolvimento de Portugal, Países Baixos, Alemanha e Dinamarca e envolve 15 empresas, incluindo o Resilient Group, o banco holandês ABN Amro, a dinamarquesa produtora de turbinas eólicas Vestas, e as portuguesas EDP e Galp.

A localização em Sines decorre de ali haver um porto de águas profundas e um complexo industrial químico, bastante eletricidade que vai ser produzida a partir de energia solar (nos próximos anos), a existência de “boas” ligações elétricas” e uma “grande quantidade de engenheiros qualificados”.

 

Imagem de capa de NASA/Kim Shiflett

 

 

CAPTCHA
Image CAPTCHA
Escreva o caracteres que vê na imagem do lado direito.