16 Julho 2023      11:33

Está aqui

CCDR de Lisboa e Vale do Tejo opõem-se ao novo aeroporto de Lisboa em Beja

Teresa Almeida, presidente da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional de Lisboa e Vale do Tejo (CCDR-LVT)
Teresa Almeida, presidente da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional de Lisboa e Vale do Tejo (CCDR-LVT)

Segundo a presidente da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional de Lisboa e Vale do Tejo (CCDR-LVT), Teresa Almeida, o novo aeroporto de Lisboa deve estar localizado na região de Lisboa, e não Beja ou Santarém, argumentanto que a distância deve ser medida em termos de tempo e facilidade de acesso, e não apenas em quilômetros.

Teresa Almeida menciona que faz parte da comissão de acompanhamento do aeroporto e que considera que Beja não faz sentido como localização para o aeroporto de Lisboa. Destaca que, dentro da região de Lisboa, o local que oferecer as melhores condições para atender a região será o mais adequado.

Quanto à possibilidade de Santarém ser uma opção, Teresa Almeida afirma que é uma hipótese, desde que esteja dentro da região de Lisboa e garanta movimentos de pendularidade eficientes, com tempos curtos de deslocação. Ressalta a importância de uma revolução na ferrovia para garantir a adequação dos transportes públicos à nova localização do aeroporto.

Em suma, para Teresa Almeida, o essencial é que o novo aeroporto esteja na região de Lisboa, levando em consideração fatores como a proximidade temporal, questões ambientais e a eficiência dos transportes públicos para garantir a competitividade da região.

 

Imagem de ccdr-lvt.pt