9 Outubro 2016      10:26

Está aqui

CASTRO VERDE QUER SER RESERVA DA BIOSFERA DA UNESCO

A candidatura já está aprovada e já recebeu o parecer positivo do Comité Nacional da Unesco e a subscrição do Estado Português!

Este é um passo importante para concretizar a intenção do concelho de Castro Verde (Beja) em vir a ser considerado Reserva da Biosfera da Unesco.

A decisão deverá acontecer já em 2017, e esta candidatura surge numa parceria da autarquia com a Liga para a Proteção da Natureza e a Associação de Agricultores do Campo Branco.

A justificação para esta candidatura baseia-se num ecossistema humanizado e com forte componente natural, em que a agricultura tem tido um importante papel pois, ao invés de muitos outro sítios, aqui, tem ajudado à preservação da biodiversidade e dos valores naturais, culturais e paisagísticos deste concelho.

Caso Castro Verde venha a ser nomeado como Reserva da Biosfera da UNESCO, apresentar-se-ão ao concelho novos desafios na preservação da natureza e do ecossistema do concelho, devendo o mesmo ganhar novas dinâmicas como um aumento do trabalho em rede e da cooperação e participação comunitária procurando um agro-eco-sistema mais sustentável, novas soluções locais para a desertificação e clima, uma identificação e promoção da natureza e da cultura com troca de experiências e transferência de saberes.

 

Imagem de cm-castroverde.pt