17 Abril 2023      10:28

Está aqui

Castro Verde e Elvas aderem ao Dia dos Monumentos e Sítios

As Câmaras Municipais de Castro Verde e Elvas vão assinalar o Dia Internacional dos Monumentos e Sítios, que acontece amanhã, terça-feira, dia 18 de abril, com diversas iniciativas culturais gratuitas.

Em comunicado, a autarquia de Castro Verde vai promover duas visitas guiadas à Basílica Real e ao Tesouro, abertas ao público em geral, e com a participação de alunos de duas turmas da Escola Secundária de Castro Verde.

Durante as visitas, “será efetuado um enquadramento histórico do monumento, que é o principal templo do concelho, classificado como Monumento Nacional depois de um longo processo de reabilitação, iniciado em 2018, que culminou recentemente com a finalização dos trabalhos de requalificação do teto pintado e dos dois tímpanos”, refere o município.

Por sua vez, a data será assinalada em Elvas, na terça-feira, com entradas gratuitas no Forte da Graça, Forte de Santa Luzia, Castelo, Museu de Arte Contemporânea de Elvas e Museu de Arqueologia e Etnografia de Elvas António Tomás Pires.

Este ano, a Direção-Geral do Património Cultural (DGPC), em colaboração com o ICOMOS (Conselho Internacional de Monumentos e Sítios) Portugal, escolheram o tema Património e Mudança.

O Dia Internacional dos Monumentos e Sítios foi instituído a 18 de abril de 1982 pelo ICOMOS e aprovado pela UNESCO no ano seguinte. “A partir de então, esta data comemorativa tem vindo a oferecer a oportunidade de aumentar a consciência pública relativamente à diversidade do património e aos esforços necessários para o proteger e conservar, permitindo ainda chamar a atenção para a sua vulnerabilidade”, refere o município de Castro Verde.

 

Fotografia de visitalentejo.pt