A Câmara Municipal de Castro Verde tem a decorrer as inscrições para jovens voluntários no âmbito do programa Voluntariado Jovem para a Natureza e Florestas 2024, destinado a jovens com idades compreendidas entre os 14 e os 30 anos.
Em comunicado, o município refere que se associou a este programa do Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ) pelo segundo ano consecutivo.
O projeto, denominado “Juventude Verde”, vai decorrer entre 1 de julho 11 de setembro de 2024, contemplando uma ocupação diária de 5 horas. O valor diário atribuído pelo IPDJ é de 13 euros.
Segundo a mesma fonte, a iniciativa tem como finalidade “a promoção de práticas de voluntariado juvenil no âmbito da preservação da natureza, florestas e respetivos ecossistemas, através da sensibilização das populações em geral, bem como da prevenção contra os incêndios florestais e outras catástrofes com impacto ambiental, da monitorização e recuperação de territórios afetados”.
Além disso, “para além de viverem uma experiência única, os voluntários têm direito a informação sobre voluntariado e formação específica para o desempenho das tarefas, seguro de acidentes pessoais e responsabilidade civil e ressarcimento de despesas”, acrescenta o município.
São parceiros do IPDJ para a execução do programa “Voluntariado Jovem para a Natureza e Florestas” a Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil, a Agência Portuguesa do Ambiente, o Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas, e as comissões distritais e municipais de proteção civil.
As inscrições encontram-se disponíveis online.
Fotografia de florestas.pt