1 Julho 2019      12:22

Está aqui

Castelo de Vide inaugura monumento ao filho da terra Salgueiro Maia

Salgueiro Maia cumpriria 75 anos este ano e a terra que o viu nascer, Castelo de Vide, presta-lhe a 1 de julho, uma homenagem com um monumento: uma Chaimite V200.

A chaimite é também um símbolo da revolução de abril de 74 e são míticas algumas das imagens de Salgueiro Maia junto de chaimites, sendo mesmo de cima de um destes veículos que o capitão alentejano falou à multidão, junto ao Quartel da GNR, no Largo do Carmo, em Lisboa, fazendo um ultimato a Marcelo Caetano.

Este novo monumento vai tomar lugar junto ao busto de Salgueiro Maia, no Parque 25 de Abril, em Castelo de Vide e a sua inauguração decorrerá às 15:30h, fazendo parte uma cerimónia militar, a cargo do Regimento de Cavalaria N.º3, além de uma homenagem aos mortos com a participação de antigos combatentes do Ultramar.

Na vila do norte alentejano nascerá também a Casa da Cidadania Salgueiro Maia, um investimento de três milhões de euros e que tem apoio dos Fundos Comunitários.

Esta casa/museu é um projeto da Câmara Municipal a instalar no Castelo de Castelo de Vide, Monumento Nacional afeto à Direção Regional de Cultura do Alentejo (DRCAlentejo) e contará com o espólio de Salgueiro Maia, deixado a Castelo de Vide por seu testamento, e que inclui objetos notáveis da história recente de Portugal, ligados ao dia 25 de Abril de 1974, entre os quais a granada que levava na mão quando avançava na rua do Arsenal, o megafone com que ao longo do dia foi dando as suas instruções e a farda que usava.

 

Siga o Tribuna Alentejo no  e no Junte-se ao Fórum Tribuna Alentejo e saiba tudo em primeira mão

CAPTCHA
Image CAPTCHA
Escreva o caracteres que vê na imagem do lado direito.