26 Abril 2022      10:23

Está aqui

Casa Museu Silvestre Raposo inaugurada em Vila Nova de São Bento

A Casa Museu Silvestre Raposo já se encontra aberta ao público, tendo sido inaugurada no passado fim de semana pela União das Freguesias de Vila Nova de São Bento e Vale de Vargo e a Silvestre Raposo Associação Cultural.

De acordo com a Junta de Freguesia, citada pela Rádio Pax, este novo espaço museológico é “o resultado do esforço desenvolvido entre estas duas entidades, tendo a União de Freguesias sido responsável pela criação de um espaço para a Casa Museu e da parte da Silvestre Raposo Associação Cultural a cedência do espólio do autor, composto por obras da sua autoria e de outros autores de renome nacional e internacional”.

Assim, a Casa Museu, localizada em Vila Nova de São Bento, concelho de Serpa, terá programação própria, contemplando inúmeras iniciativas e atividades.

Manuel Nunes, presidente da União das Freguesias de Vila Nova de São Bento e Vale de Vargo, sublinha a importância “enorme” deste projeto, sobretudo numa “freguesia rural como a nossa”.

“O Silvestre é um filho da terra, tem um extenso trabalho a nível nacional e internacional, e proporcionou-nos este projeto”, adianta ainda o autarca.

Note-se que Silvestre Luís Varela Raposo nasceu há 70 anos em Vila Nova de São Bento. Formado como artista, tornou-se membro do Conselho Pedagógico da Faculdade de Belas Artes da Universidade de Lisboa, foi professor no INUAF (Instituto Superior Dom Afonso III), em Loulé, foi diretor das galerias municipais de Moura e Mourão, assumiu o cargo de assessor para a Cultura, no Governo Civil de Beja, e criou e ajudou a criar vários prémios de Arte em Moura, Serpa e Salvaterra de Magos.

Do seu amplo e longo percurso artístico, destacam-se a autoria de quatro monumentos de arte pública em Vidigueira, Messines, Salvaterra de Magos e Mértola, além da autoria de 16 peças em espaços públicos, museus e galerias, e centenas de pinturas em coleções particulares.

 

Fotografia de ravalusiarte.blogspot.com